Um evento para entrar para a história da escola. Assim foi a festa, na noite desta quarta-feira, 1, do lançamento do enredo que a Beija-Flor apresentará no desfile de 2012, quando entrará na Avenida em busca do bicampeonato.

Ao palco da quadra da escola, em Nilópolis, o diretor de carnaval Laíla e a comissão responsável pelo desenvolvimento do enredo “São Luís – O Poema Encantado do Maranhão” – uma homenagem aos 400 anos de fundação da capital do estado da Região Norte do Brasil – levaram os grupos de danças folclóricas maranhenses Boi Santa Fé e Boi Barrica, com apresentações que contagiaram comunidade e convidados. Houve ainda uma roda com cantos homenageando pretos-velhos e orixás, que terminou, com a quadra ilumidada por velas distribuídas aos presentes e com uma pequena procissão até a grande imagem de São Jorge – padroeiro da escola -, que fica exposta no estacionamento.

A leitura da sinopse – que servirá de inspiração aos compositores para criarem os sambas que participarão da disputa que vai escolher o hino da escola para o ano que vem – foi feita pelos carnavalescos Victor Santos de Ubiratan Silva. A cantora Rita Ribeiro, natural do Maranhão, e que é citada na sinopse como uma das referências artísticas do estado, prestigiou a festa.

Um show com bateria, passistas, destaques, com a rainha dos ritmistas, Raíssa Oliveira, com Claudinho e Selminha, casal de mestre-sala e porta-bandeira, e com Neguinho da Beija-Flor encerrou o evento, que teve entre os convidados, representando o Governo do Estado do Maranhão, os secretários Luis Bulcão, de Comunicação, Sergio Macêdo, de Cultura, e Tadeu Palácio, de Turismo, que falou sobre a importância da parceria entre a Beija-Flor e o Maranhão.

–  A Beija-Flor é sensacional para dar a devida divulgação e visibilidade para os 400 anos de nossa capital. É a escola que melhor representa seus enredos na Avenida. Não tenho dúvida que a Beija-Flor vai fazer mais um grande carnaval. O Maranhão tem um povo que precisa ser mostrado e tenho certeza que esse desfile será um marco na história do nosso estado. – aposta o secretário.

A governadora não veio ao Rio para participar da festa, porque aniversariou nesta quarta-feira e comemorou a data com a família em seu estado.

A disputa de samba-enredo começa dia 1º de agosto. Além de Victor Santos e Ubiratan Silva, fazem parte da comissão de carnaval da Beija-Flor Fran Sérgio e André Cezari.

Leave a Comment