CE: Grupo de assentamento apresenta peça teatral em Fortaleza


CE: Grupo de assentamento apresenta peça teatral em Fortaleza

Foto: Divulgação

Em junho, a população de Fortaleza vai poder rever a produção teatral do grupo Carrapicho, oriundo do assentamento Todos os Santos, no município de Canindé integrante do Território da Cidadania Sertões de Canindé. A peça A Farra do Boi Carrapicho vai ser encenada no Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Cultural Dragão do Mar, todos os domingos do mês, às 20h, com entrada franca.

A peça parte de um “causo” popular ao mostrar as artimanhas de um casal, Mateus e Catirina, para concretizar o desejo de comer a língua do boi preferido do Capitão. A montagem do espetáculo começou em dezembro de 2008, após estudo sobre as manifestações populares realizado junto ao grupo de jovens artistas do assentamento, sob supervisão do autor e diretor da peça, Altemar di Monteiro, integrante do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra), do Incra/CE.

O espetáculo já circulou pelo interior do estado e na capital, passou por palcos de terra batida nos assentamentos de Canindé e outros municípios, participou de eventos culturais importantes como o Festival dos Inhamuns, a XI Mostra Sesc Cariri de Cultura e o XXV Escambo Popular Livre de Rua e agora chega aos principais palcos cearenses: o Theatro José de Alencar e o Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.

O grupo de teatro Carrapicho tem nove anos e utiliza as artes cênicas para retratar a luta pela reforma agrária e a realidade local da comunidade, recebendo influências do teatro de rua, do circo, da comédia popular e da literatura de cordel. O grupo integra as atividades do Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte, projeto do Ministério da Cultura (Minc) instalado em 2009 no assentamento Todos os Santos, a partir de articulação do Pacra para apoiar projetos culturais de 17 assentamentos cearenses.

Para a montagem da peça o grupo recebeu financiamento da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), por meio do Projeto Arte, Cultura e Educação – Fortalecendo os Territórios da Cidadania e do Pontão de Cultura Terra Viva, Terra de Arte. Para a turnê no Dragão do Mar o grupo tem o apoio do Pacra, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará e do Instituto Agropolos.

Serviço
Peça A Farra do Boi Carrapicho
Data: 05, 12, 19 e 26 de junho, domingos, às 20h
Local: Centro Cultural Dragão do Mar (Espaço Rogaciano Leite Filho – palco sob a passarela – nas ruas do Dragão do Mar)
Entrada franca 

fonte: MDA-ASCOM

Leave a Comment