Uma das ações mais  exitosas culturalmente, com certeza é a de levar oficinas culturais gratuitas a comunidades desassistidas por qualquer iniciativa por parte do poder  público no que tange a questões de democratização do fazer artísticos. Oficinas, cursos, ou seja lá a forma como o cidadão tem contato inicial com as artes pode até ,futuramente, não fazê-lo um grande ator,atriz  ou mesmo genericamente um grande artista mas com certeza o levará a ser uma grande pessoa.

São luís vive um dos piores momentos em se tratando de democratização cultural,fruição de bens artísticos e de políticas públicas de cultura. Grupos e Companhias sobrevivem de demandas de editais federais pra conseguir viabilizar a produção de seus produtos que muitas das vezes esbarra na falta de espaço para circulação e de uma políticas que consiga contemplar a grande oferta de espetáculos montados assim como a demanda de  comunidades carentes dessas atividades.

Uma boa  iniciativa dessa ação educativa,é o caso da Companhia Santa Ignorância,veja abaixo descrição completa:

click na imagem e leia no blog da Cia

Sobre o Probjeto

Este projeto foi contemplado pelo Edital do PROGRAMA MAIS CULTURA DE APOIO A MICROPROJETOS – AMAZÔNIA LEGAL. Tem por objetivo realizar uma oficina de teatro com 30 jovens entre 18 e 29 anos moradores do bairro do Coroadinho e adjacências, para montagem do espetáculo “O Assassinato de Charllenne.”

          O Projeto Santa Oficina de Teatro no Coroadinho será desenvolvido durante os meses de julho a outubro de 2011 e irá abordar os principais elementos do teatro: dramaturgia, técnicas de preparação de atores e encenação, caracterização, cenografia e iluminação. O espetáculo será montado num formato alternativo, visando um maior alcance de circulação e facilitando apresentações em escolas, centros comunitários e barracões culturais.

Sobre os Realizadores

A Santa Ignorância Cia. de Artes é uma entidade de produção artística que surge no cenário cultural em 1997com o objetivo de pesquisar a arte do ator/dançarino, o teatro, a dança, a performance e a música para a cena. A socialização dos resultados obtidos é feita através de montagens de espetáculos, oficinas, encontros e parcerias com comunidades e grupos nacionais e locais.  Entre seus principais eventos destacam-se a realização do projeto Conexão Dança contemporânea e o Festival de Teatro de Açailândia / CirculaSanta. Entre os seus espetáculos destacam-se “O Achamento do Brasil”, “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, “ A Mulher Distante”, “Memórias de Um Mau Caráter”, “Balaco Baco”, “A Morte do Boi Desmiolado”, O Cavalo Transparente” e “O Miolo da Estória”.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, entre os anos de 2007 e 2009, a Santa Ignorância realizou o Laboratório de Iniciação Artística no Coroadinho – LIAC, com oficinas em várias linguagens artísticas que atenderam mais de 120 crianças e adolescentes e cujos resultados foram socializados em circuito de apresentações no bairro e no Teatro João do Vale.

O Projeto Santa Oficina de Teatro no Coroadinho busca  aprofundar-se na linguagem teatral atendendo às demandas percebidas no projeto anterior, dirigindo-se ao público juvenil através da montagem da peça do jovem e premiado autor maranhense Igor Fernando do Nascimento.

Os Professores

A equipe de instrutores do projeto será formada pelo ator e dramaturgo Lauande Aires, (direção geral da montagem e coordenação geral do projeto), o ator, diretor e Gestor de cultura César Boaes (cenografia), Igor Nascimento, (dramaturgia e análise de obra), Júlio da Hora-Jarrão (iluminação cênica) e Rosa Ewerton Jara (Expressão corporal e preparação física de atores)

Sobre a Casa Arte das Bicas

A Casa Arte das Bicas é um espaço cultural anexo da Santa Ignorância Cia. Artes, localizado no bairro do Coroadinho. O espaço já foi palco de alguns encontros musicais, oficinas de teatro com os membros da Santa Ignorância e da Pequena Companhia de Teatro, sob a orientação de Marcelo Flecha, e sala de montagem do espetáculo O Miolo da Estória. A partir deste ano a Santa Ignorância irá realizar atividades mensais incluindo oficinas, espetáculos solos, espetáculos de rua, contadores de histórias e cessão do espaço para atividades culturais de grupos da comunidade. Situada em uma rua com extrema dificuldade de acesso e graves problemas de infra-estrutura, a Casa Arte das Bicas pretende ser um sopro de poesia em meio à brutalidade, apontando novos caminhos de desenvolvimento cultural e exercício de cidadania.

Sobre  O Assassinato de Charllenne

Obra do maranhense Igor Fernando Nascimento, marca a estréia desse jovem dramaturgo através do Plano Editorial da Secretaria de Estado da Cultura 2009.

A peça nasce de um crime que com certeza estaria estampado em qualquer jornal, sobretudo os sensacionalistas, que, para chamar atenção do público, colocariam os títulos mais criativos e mais degradantes. Trata-se de um cliente que quer transmitir um herpes como aliança de casamento para uma prostituta. Não obtendo êxito, ele a mata e se casa com o cadáver, convivendo com ele até ser descoberto e preso pela polícia. Partindo deste enredo bizarro a história se desenrola nas ruas e na delegacia, através dos depoimentos de cada personagem.

O Projeto Santa Oficina de Teatro no Coroadinho, através da montagem da peça “O Assassinato de Charllenne”, aborda temas diretamente ligados à degradação humana em seus variados aspectos, funcionando com um pré-texto para um debate sobre conceitos de justiça e violência, utilizando-se da linguagem teatral como importante ferramenta no desenvolvimento da consciência critica dos indivíduos, das suas habilidades e da participação coletiva.

Como se inscrever

Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos, alfabetizados e interessados em fazer e conhecer a arte teatral. É necessário levar apenas uma cópia da carteira de identidade e uma foto 3×4. As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas na Casa Arte das Bicas, localizada na rua da Paz, nº18, alto São Francisco – Coroadinho, (ao lado da casa do ator Lauande Aires) próximo à escola Criança Feliz.

Maiores informações

9621 4934 /3253 2359

lauandeaires@yahoo.com.br

http://www.santaignoranciadeartes.blogspot.com

Casa Arte das Bicas – Programação dia 1º de Julho

18:30  Aquecimento Musical com Timba e Ellem Correia

19:00  Solenidade de Abertura

19:10  Painel Contra a Ignorância

·        História e Projetos da Santa Ignorância Cia de Artes, pela atriz Rosa Ewerton Jara

·        A Santa Oficina de Teatro no Coroadinho, pelo ator Lauande Aires

·        A importância do Teatro na Formação do Indivíduo, pela atriz e professora Msc. Gisele Vasconcelos – Coordenadora do curso de Teatro da UFMA.

·

19:50 Apresentação do espetáculo “O Crime da Baronesa” com a atriz, cantora e arte educadora Cris Campos.

20:20  Intervenção Teatral com as personagens Babaloo (Adeilson Santos) e Mia Cara de Gato (Arilson Ferreira)

20:50  Apresentação do Cacuriá da Vila Goreth

Como chegar a Casa Arte das Bicas

·        Entrada principal do Coroadinho

·        Depois da feira, entre na Rua do Coqueiro e siga direto até igreja São Francisco

·        Depois da Igreja de São Francisco, há uma bifurcação. Pegue a da direita e procure a Escola Criança feliz.

·        A Casa arte das Bicas fica na rua da paz, em frente a esta escola. Aguardamos você.

fonte: Coordenação do projeto

Leave a Comment