Discutir alternativas pacíficas para resolução dos mais diversos tipos de conflitos na comunidade será a tônica do Curso de Mediação de Conflitos – “Resolução pacífica de conflitos através do diálogo”, evento que deve capacitar, nos dias 24 e 25 de maio, cerca de 40 agentes de segurança do estado, entre policiais civis e militares e guardas municipais de São José de Ribamar e São Luis. O curso é promovido pela Fundação Terre des hommes – ajuda à infância (Tdh) e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, com apoio do Ministério da Justiça e da Rede Maranhense de Justiça Juvenil.

A Mediação consiste numa técnica que sana pacificamente o conflito através da promoção do diálogo entre as partes envolvidas e um mediador que, exercendo uma escuta ativa, estimula as partes ao diálogo e/ou permite o aparecimento dos reais interesses dos envolvidos. Técnica ainda iniciante no Brasil, contribui no empoderamento dos indivíduos diante da resolução dos seus  diversos conflitos, fortalece a comunidade e mostra-se como importante instrumento para a promoção de uma cultura de paz.

Neste contexto, os agentes de segurança pública do Maranhão são de grande importância para difundir esta inovação no campo social. A ação está em harmonia com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), projeto do Ministério da Justiça que articula políticas de segurança com ações sociais, atuando, juntamente com profissionais de segurança pública, na prevenção e buscando atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Durante os dois dias da programação, os policiais entenderão as diferenças entre Conciliação, Negociação, Arbitragem e Justiça Restaurativa, além de conhecerem estudos de caso, podendo utilizar dessas técnicas também nos relacionamentos diários, rompendo preconceitos, construindo novos paradigmas e aprendendo a administrar positivamente os conflitos.

O evento será realizado no Auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS (Vila Palmeira), no horário das 8h às 17h30. O curso será facilitado por Corinne Julie Ribeiro Lopes, pós-graduada em gestão social pela Fundação João Pinheiro e especialista em Direito Processual pela PUC Minas. Corinne é mediadora de conflitos, advogada e membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MG.

Justiça Restaurativa

Referência no Maranhão em Justiça Juvenil Restaurativa (JJR), área do direito que busca a solução de conflitos, a Fundação Terre des Hommes – ajuda à infância tem como foco principal buscar alternativas eficazes para prevenção e resolutividade pacífica dos conflitos, principalmente no atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Portanto, considera fundamental a difusão do paradigma da mediação de conflitos, que tem potencial para reduzir os índices de violência.

Veja abaixo o folder com a programação detalhada do evento (clique para ampliar).

SERVIÇO
O quê: Curso de Mediação de Conflitos para agentes de segurança do estado
Quando: 24 e 25 de maio de 2011, das 8h às 17h30
Onde: Auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS (Vila Palmeira)
Mais informações:
Zaíra Almeida – Assessora de Comunicação Tdh – 8810-1734
Elizabeth Ramos – Assessora de Articulação e Mobilização Tdh –
(98) 8898 5975
Maud Zaidan – Relações Públicas SSP (98) 8819-1109
Fonte: Assessoria de C0municação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA)

Leave a Comment