O Projeto DR, selecionado na edição 2009-2010 do Rumos, apresenta-se no festival Conexão Dança III, em São Luís, Maranhão, com a peça Fictícios. A obra é uma etapa da pesquisa do grupo sobre dramaturgia na dança e usa como ponto de partida o cinema.

O Conexão Dança acontece em várias partes do Brasil e tem o objetivo de estimular a reflexão em torno do conceito de arte contemporânea. Nesta edição, o foco é a dança e suas possíveis conexões com outras linguagens, como as artes visuais, teatro, música. Confira as outras atividades do evento, que acontece entre 28 de maio e 4 de junho, no site www.conexaodanca.com.

Projeto DR
O grupo, de São Paulo, foi idealizado por Laura Bruno, Adriana Macul, Sheila Arêas e Tarina Quelho como um projeto continuado para discutir as relações, no âmbito da dança, entre processo artístico, criação colaborativa, formas de produção e difusão. Desenvolve há quatro anos essas questões em diferentes apresentações: DR – Discutindo as Relações, Cartografia DR, Projeto DR Interdisciplinar, DR e Convidados, Episódico, Ensaio e Fictícios.

Confira a programação:

quinta 2 de junho
20h

Fictícios
com Projeto DR
duração 60 min

A apresentação é uma etapa da pesquisa do Projeto DR sobre a dramaturgia na dança. Nesta fase, são estudadas formas de conceber roteiros de ficção. Os parâmetros adotados foram emprestados do cinema: roteiro, edição, gêneros, interpretação naturalista, efeito de realidade, entre outros. A pergunta que orienta a pesquisa é: como tais referências, mecanismos e convenções podem ser traduzidos em dança, uma linguagem construída para acontecer em tempo real?

Teatro João do Vale – Projeto Reviver | Rua da Estrela, s/nº – bairro da Praia Grande – São Luís MA
informações 98 3218 9957

sexta 3 sábado 4 de junho
13h às 16h

Oficina com Projeto DR

Sala de Dança Teatro Arthur Azevedo
| TAA Rua do Sol, s/nº – Centro – São Luís MA
informações 98 3218 9900

entrada franca

Fonte: Itaú Cultural

Leave a Comment