EICTV San Antonio de los Baños Provas de seleção para a escola cubana de Cinema serão realizadas em cinco cidades brasileiras em março

Ajude a essa informação chegar até quem precisa.Comente, compartilhe e participe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) abrirá, a partir de 25 de janeiro, processo seletivo para brasileiros interessados em participar do Curso Regular (período 2012-2015). As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março. As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de março, em cinco capitais brasileiras: Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Goiânia e Belém. O início do curso está previsto para o mês de setembro e o término será em julho de 2015. Os candidatos deverão ter idade entre 22 e 29 anos.

Os alunos selecionados vão cursar o primeiro ano de polivalência e o segundo e terceiro anos de especialização. A matrícula para os três anos tem um custo de cinco mil euros por ano. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, subsidia parte do valor da matrícula dos alunos brasileiros, sendo que o restante é pago pelo aluno.

Do Brasil, serão selecionados quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. Serão oferecidas oito especializações, incluindo TV e Novas Mídias – a mais nova especialidade criada pela escola – e as de Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar apenas por uma destas especializações. Todo o material e documentação dos selecionados serão enviados para Cuba, onde o Conselho Docente da EICTV fará a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

TV e Novas Mídias

A EICTV de San Antonio de los Baños, Cuba, entende que a televisão é o meio de comunicação que mais aproxima as pessoas, e a sua transformação digital se converte em um dispositivo em expansão que integra diversas novidades tecnológicas. Com a criação da nova especialização TV e Novas Mídias, a A EICTV busca complementar sua alta experiência e qualidade no ensino dos ofícios de cinematografia, com a incursão na TV e novos meios digitais.

A escola convoca, anualmente, jovens entre 22 e 29 anos de idade, da América Latina, Caribe, África, Ásia, Oceania e Europa a participarem do curso regular, período em que se tornam residentes na Finca San Tranquilino. Os estudantes têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Em 1986, primeiro ano de funcionamento da escola, o processo seletivo no Brasil ocorreu em Fortaleza e apenas os estados do Piauí e Ceará participaram. Em 1987, a seleção aconteceu em Brasília.

Projeto acadêmico

A EICTV é uma Organização Não Governamental que trata do projeto acadêmico mais importante da Fundação do Novo Cinema Latino-americano (FNCL), fundada em dezembro de 1985, sob a responsabilidade do Comitê de Cineastas de América Latina. É presidida pelo escritor colombiano e Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez. A cada ano recebe alunos de todas as partes do mundo para estudar cinema. Um comitê de admissão, que inclui o corpo acadêmico da escola, escolhe os candidatos para o curso regular, considerando suas habilidades artísticas, potencial criativo e nível cultural.

Informações sobre as inscrições: Coordenação de Seleção EICTV – Brasil, com Guigo Pádua: eictvbrasil@gmail.com ou (31) 9635-1026.

Informações gerais no portal da EICTV.   

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment