Cansados de nunca verem seus ídolos em palcos cariocas, alguns jovens se uniram em uma ideia que se tornou febre da Internet: sites, similares aos de compras coletivas, que reúnem os fãs para bancar a vinda de um artista. Entre os que mais se destacam estão o Queremos.com.br, o Incentivador.com e o Mobsocial.com.br.

Trazidos por esse sistema, já passaram por terras cariocas bandas como Belle and Sebastian, Vampire Weekend e, recentemente, LCD Soundsystem.

O projeto funciona da seguinte forma: o valor inicial para contratar a banda é dividido em cotas de R$ 200, que são os chamados “ingressos reembolsáveis”. Caso todas as cotas sejam vendidas dentro de um período previamente estipulado, os produtores do site fecham o contrato com a banda e iniciam a venda dos ingressos comuns. A vantagem é que, se a bilheteria atingir o valor necessário para cobrir o investimento inicial, todos os que compraram os ingressos reembolsáveis recebem integralmente o dinheiro de volta. Empresas também podem comprar cotas, como patrocinadores, mas não são reembolsadas.

Uma das chaves para o sucesso de cada empreendimento é justamente a união entre os adoradores da banda. Assim, os organizadores apostam em redes sociais e no boca a boca para divulgar os shows e conseguir vender todas as cotas.

*Com informações do Terra

Leave a Comment