Entre os dias 14 e 17 de junho, acontece a 3ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

A sessão terá lugar na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris,França, onde estarão presentes as delegações dos 116 países que já integram a Convenção.

A delegação brasileira será integrada por diplomatas do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e por Giselle Dupin, assessora internacional do Ministério da Cultura (MinC) junto à UNESCO.

Um dos temas em pauta será a discussão em torno de uma estratégia inovadora para o levantamento de recursos afim de fortalecer o Fundo Internacional da Diversidade Cultural, que já está financiando projetos nos países em desenvolvimento.

Outro ponto da pauta são as eleições para renovar metade dos 24 membros do Comitê Intergovernamental da Convenção. O Brasil é um dos membros com mandato até 2013. As futuras atividades desse Comitê também serão definidas durante a Conferência. Leia aqui o texto da Convenção.

Texto: SCC-SID/MinC
Foto: Ítalo Rios/Divulgação

Leave a Comment