Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Décima edição acontece de 23 de junho a 10 de julho

A 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis comemora seus dez anos com o lançamento de um canal para download gratuito de filmes infantis no site www.filmesquevoam.com.br. A abertura do festival contará com a participação da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Santana, que também fará parte do 7º Encontro Nacional do Cinema Infantil e do Encontro da Comissão Nacional de Cinema Infantil.

A noite de abertura terá ainda uma homenagem ao cartunista Ziraldo, com a pré-estreia do documentário Ele era um menino feliz – O Menino Maluquinho, 30 anos depois, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini. No sábado, o público poderá conferir a pré-estreia nacional de Uma Professora Muito Maluquinha. As programações irão acontecer no Teatro Álvaro de Carvalho e no Teatro Pedro Ivo.

Durante o festival serão realizadas sessões de cinema, oficinas e apresentações artísticas. Para a Mostra Competitiva de Curtas deste ano, foram selecionados 77 filmes de todo Brasil, sendo 50 animações, 24 ficções e três documentários voltados para a infância produzidos em 2010 e 2011. Entre os escolhidos estão duas coproduções internacionais: Uma coisa nova para Olli (Brasil/Inglaterra) e O Caminho das Gaivotas (Brasil/Cuba), que também terá estreia nacional em Florianópolis.

Os curtas concorrem a prêmios oferecidos pelo festival em parceria com a TV Brasil, no valor de R$ 5 mil para cada categoria: Melhor Filme de Animação, Melhor Filme de Ficção, Prêmio Especial (indicado pelas crianças) e Júri
Popular.

A Mostra é um canal de distribuição via Programadora Brasil e Projeto Curta o Curta, além de divulgar e encaminhar a produção para outros festivais, cineclubes e escolas brasileiras. Durante o encerramento do festival a banda Pato Fu apresenta o show Música de Brinquedo, dia 10 de julho, às 17h, no Teatro Pedro Ivo.

Mais informações: www.mostradecinemainfantil.com.br

fonte: MINC e coordenação da mostra do festival

Leave a Comment