NO MARANHÃO SÓ VALE A LEI: QUEM PARIU MATEUS,QUE EMBALE!

Parece uma prática constante desse e de quase todos os goverrnos de não assumir ações públicas de seus  antecessores.Estamos vendo agora nas áreas de Esportes e de Cultura ações  similares. Queimação de pestana à toa. Quando pertenci ao quadro da Secretaria de Esportes e Juventude, preocupado com ambiente político que pudesse nos orientar em políticas públicas para a área, “vasculhamos” e encontramos uma lei que criara o Fundo Estadual do Esporte ,lei 8.702 de 05 do 11 de 2007 e  a lei que criara o Conselho Estadual de Esportes,Lei 8.707 de 16 do 11 de 2007. No último dia 07 vimos a Sra. Governadora, Roseana Sarney, assinar uma tal medida Provisória de Incentivo à cultura e ao esporte,  mesmo havendo legislação existente ,assim como vimos também o Secretário de Esportes Sr. Joauquim Heickel numa gincana desenfreada por aprovar,então Deputado estadual, de dois projetos de Lei 213/2010 de incentivo ao Esporte e 214/2010 de incentivo à cultura na Assembléia Legislativa, e agora beijar as mãos da Governadora ao assinar um MP de incentivo à cultura e ao Esporte.  O Importante não e criar a criança,o importante é fazê-la…quem pariu Mateus que embale…

Os meios de comunicação oficiais e alternativos,ávidos por atitudes altruistas de um governo que age como se estivesse em um feudo, divulgou a matéria como a grande sensação do momento sem saber que existe um política nacional tanto para a área de cultura quanto para o Esporte, podemos ver o PNC (plano nacional de cultura ) aprovado no final de 2010  e a lei de incentivo ao esporte amparada por dispositivos da quase ex-lei Rouanet. Em matéria oficial nem o Número da Mp foi divulgado e já se estava articulando uma especie de falso conselho de Esportes,com nome de Comitê de análise…Enquanto na Cultura, mal sabem da medida e do que  ela pode gerir da pasta do eterno secretário pessoal de Cultura ,Sr. Bucão. Pelo menos paira o SILÊNCIO.

Aqui no Maranhão o importante não criar nem ter o nome no registro,mas possuir o DNA político de uma familia e grupo politco que somente faz MAIS DO MESMO,como em recente declaração do Deputado Chiquinho Escorcio na câmara dos Deputados em discussão com o Deputado Domingos dutra (PT/MA) , ao defender seu velho amigo e protetor o Senador José Sarney,”se você xinga meu Papai,eu xingo a sua Mamãe.” VEJA AQUI

Mas voltamos ao que interessa:

Segundo a publicação do Cultura em Números,2ª edição(2010) o Maranhão não tem nada a se alegrar por enquanto com essa falta inciativa para a cultura e esportes:

19º lugar na oferta de salas de cinema na capital

21º lugar na oferta de Festivais de música entre as capitais;

24º lugar na oferta de salas de espetáculos por unidades da Federação, 72,73% de concentração na capital;

Temos 01 curso de gradução em Teatro e nenhum em graduação em artes cênicas;

22º em centros Culturais;

baixe aqui o em PDF:  Cultura em Números 

E assim por diante…..

Não entro no mérito do números do esporte no Maranhão por possuir dados não confiáveis e pelos mesmos se mesclarem com dados relatvos aos JEM’s e  demais ações de lazer.

Pois então, Pra que querer  inventar a Roda, vamos fazê-la Girar :

Já existe a LEI DE:

FUNDO ESTADUAL DE ESPORTE(MA) : VEJA AQUI

CONSELHO ESTADUAL DE ESPORTE(MA): VEJA AQUI

SISTEMA DE INCENTIVO À CULTURA (MA): VEJA AQUI

Por Valberlúcio Pereira

Leave a Comment