Projeto Palco Giratório do SESC-MA, traz o Grupo Moitará a São Luís com o Espetáculo “QUIPROCÓ”

Ajude a essa informação chegar até quem precisa.Comente, compartilhe e participe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

DIA: 16/06
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Teatro Arthur Azevedo
Ingressos Gratuitos com retirada na bilheteria do TAA 1h antes da apresentação
 ESPETÁCULO “QUIPROCÓ”
Classificação etária: Livre
Livre Gênero: Comédia
Duração: 55 min.

O Projeto Palco Giratório foi criado em 1998 pelo Departamento Nacional do SESC, localizado no Rio de Janeiro, desde então vem sendo desenvolvido em parceria com os Departamentos Regionais.  No SESC Maranhão ele vem sendo realizado desde o ano de 2001. Com o intuito de fazer circular espetáculos pelo Brasil descentralizando do eixo Rio – São Paulo , o Projeto proporciona trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais, promove oficinas para profissionais iniciantes, intercâmbio com espectadores após os espetáculos e palestras de integração multidisciplinares com as programações locais.
O Palco Giratório integra a Rede SESC de intercâmbio de Difusão das Artes Cênicas e foi propulsor de uma política cultural adotada pelo SESC em todo país. O SESC Maranhão integra o conjunto dos Departamentos Regionais que participam deste projeto cultural, o que permite a freqüência de vários espetáculos por ano na capital e no interior do Estado, contribuindo desta forma com o crescimento de ações e investimentos na área cênica da cidade. Acreditamos que esta iniciativa representa para a classe artística uma forma de capacitação e para o público em geral, potencialização da comunicação e, da expressão artística.
Nesta etapa, receberemos o Grupo Moitará, do Rio de Janeiro, com os espetáculos “ACORDA ZÉ, A COMADRE TÁ DE PÉ!” e “QUIPROCÓ” que serão apresentando em São Luís. Integrando a programação, será realizada uma Oficina Técnica de Utilização de Máscaras, no SESC Deodoro.

O SESC Maranhão convida a todos para participarem desta programação!!!

Sobre o grupo:
O Grupo Teatral Moitará, desde 1988, desenvolve uma pesquisa continuada sobre o trabalho do ator, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte. Tem nos estudos dos aspectos e funções da máscara teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria. Ao longo desses anos, vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais em todo o Brasil, por meio de oficinas, espetáculos, exposições e palestras-espetáculos.

OFICINA TÉCNICA DE UTILIZAÇÃO DE MÁSCARAS

O jogo com a máscara propõe ao ator a busca de um estado de qualidade de energia para tornar essencial o gesto, sugerindo um tom de voz específico que evidencia a situação da personagem. Quando a máscara está viva em cena, ela deixa de ser um objeto para se tornar um indivíduo, que representa uma natureza além do convencional, catalisando a atenção do espectador. Nessa oficina serão desenvolvidos trabalhos com ações físicas e vocais que servirão de base para o jogo de máscara teatral, tendo como objetivo uma reflexão prática sobre a dramaturgia do ator.

Dias: 15 e 16/06
Local: Sala de Dança do SESC Deodoro
Horário: 08h às 12h
Público-alvo: atores e bailarinos
Ministrante: o grupo
Nºde vagas: 15
Necessidade: roupas leves para a prática de exercícios

INSCRIÇÕES GRATUITAS NA SALA DE TÉCNICOS – SESC DEODORO!


ESPETÁCULO “ACORDA ZÉ, A COMADRE TÁ DE PÉ!
Classificação etária: Livre
Gênero: Comédia
Duração: 55 min.

Acorda Zé, a comadre tá pé é um espetáculo farsesco que mergulha no universo cultural brasileiro, fazendo um paralelo entre alguns tipos populares da nossa cultura e personagens da Commedia Dell’Arte. O espetáculo conta a epopéia de Zé-di-Riba, um personagem malazarteano, contador de causos, que inventa histórias cheias de vantagens e presepadas para se livrar de “fazer servicinho para os outros”. Maria, mulher de Zé-di-Riba, escuta na rádio a notícia de um eclipse. Assustada com as crendices de mau agouro, corre para contar a notícia a seu marido, mas encontra-o deitado na rede, com sua preguiça de sempre. Zé aproveita a oportunidade para contar uma história fabulosa, enrolando Maria em mais de um de seus causos. Quando o dia escurece, Zé é premiado com mais uma noite. Sonha que vai procurar emprego na fazenda do Coronel Leitão, cujo capataz e conselheiro é seu arquirival. Sonho e realidade se fundem, transformando tudo num grande pesadelo. Zé, frente a frente com o destino, é colocado em xeque para decidir o curso dessa história.

FICHA TÉCNICA:
Texto, dramaturgia e direção artística: Venício Fonseca
Elenco: André Marcos, Diogo Borges, Erika Retti, Fabiano Manhães, Maria Bernardes Baltar e Venício Fonseca
Roteiro: Venício Fonseca e Erika Retti
Assistência de direção: Erika Retti e Diogo Borges
Máscaras: Donato Sartori e Centro Maschere e Strutture Gestuali (Maria, Conselheiro e Rei), Venício Fonseca (Zé-di Riba)
Desenho e adereço de luz: Djalma Amaral
Cenário e Figurino: Carlos Alberto Nunes
Direção musical, composições, arranjos e trilha sonora: Mauro Menezes

Duração: 55 min.

Quiprocó é um espetáculo lúdico que se alimenta do universo cultural brasileiro para a criação de tipos genuínos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos com os arquétipos da Commedia Dell’Arte. O espetáculo contempla o espírito festivo dos brincantes, a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro. Em um oportuno encontro, três personagens-tipos, cada um na sua rotina, tentam saciar seus desejos utilizando artimanhas de sobrevivência e, num jogo divertido de quiprocós, deflagram conflitos dos sentimentos humanos.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Venício Fonseca
Roteiro, texto e produção: Grupo Teatral Moitará
Elenco: André Marcos, Erika Retti e Fabiano Manhães
Criação das máscaras: Venício Fonseca e Erika Retti
Assistência de produção: Ângela Mattos
Iluminação: Djalma Amaral

DIA: 17/06
HORÁRIO: 18h
LOCAL: Teatro Alcione Nazareth 
Ingressos Gratuitos com retirada na bilheteria do teatro 1h antes da apresentação
ENTRADA GRATUITA!
Carolina Aragão

SETOR DE CULTURA
SESC DEODORO
Avenida Silva Maia
(98)3216-3853/3860

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment