A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) estuda a criação de indicadores para auxiliar o Ministério da Cultura (MinC) a mensurar os resultados das políticas públicas do setor, além de nortear o desenvolvimento de novas ações. Uma equipe coordenada pelo Secretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, pretende fazer o mapeamento do nível de acesso à cultura e vulnerabilidade cultural no país, no intuito de subsidiar a formulação de políticas do governo federal para o setor.

“Vamos nos concentrar no desenvolvimento de indicadores para o monitoramento dessas ações. É uma proposta ousada de tentar medir objetos difíceis de mensurar”, destacou Paes de Barros, durante reunião, no dia 29 de junho, com a Secretária de Cidadania e Cultural do MinC, Marta Porto, e equipe de coordenadores, em Brasília (DF). Segundo a secretária, a parceria com a SAE vai integrar um amplo projeto de acesso à cultura que está sendo desenvolvido pelo Ministério.

Como parte do projeto, a SAE pretende identificar o interesse das comunidades em desenvolver atividades culturais, assim como medir a capacidade de realização dessas ações em municípios brasileiros beneficiados com recursos federais. A ideia é que o mapeamento seja feito com base em banco de dados do MinC e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a partir de questionários que serão respondidos por municípios atendidos por programas do Ministério da Cultura.

Fonte: Ascom/SAE
Foto: SAE/divulgação

Leave a Comment