4ª Mostra de Cinema da Mulher

Produção e realização: Baciada das Mulheres do Juquery
Co-realização: Prefeitura de Franco da Rocha

A Mostra de Cinema da Mulher, idealizada pela Baciada de Mulheres do Juquery, está em sua 4ª edição, e receberá novas inscrições para exibição de curtas-metragens.
O coletivo da Baciada nasceu em agosto de 2015, do desejo de jovens francorrochenses em abrir espaço para o estudo e discussão feminista. O coletivo encontrou no artivismo o diálogo com sua comunidade, e desde 2016, vem realizando a Mostra anualmente.
Num momento de tantos retrocessos na política brasileira, o coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, se coloca em oposição ao Governo vigente, e com esta convocatória, busca artistas que através dos filmes, debates, e vivências, também anseiem por estratégias de resistência.

Sobre as edições anteriores da Mostra de Cinema da Mulher

Em sua 1ª edição, com apoio da Prefeitura da Franco da Rocha, foram exibidas 04 produções cinematográficas, sendo 02 curtas-metragens e 02 longas, que discutiam temas que problematizavam as diferentes realidades de mulheres e as opressões sofridas.
A 2ª Mostra de Cinema da Mulher, aconteceu em fevereiro de 2017, também com apoio da Prefeitura da Franco da Rocha e abriu seu espaço para que produções independentes formassem a sua programação integralmente, sendo realizado um processo seleção através de inscrição de curtas-metragens de realizadoras interessadas. Recebemos 43 inscrições de filmes, e foram exibidos 9 curtas metragens, sendo 3 filmes por dia, além de contar com performances e oficina em sua programação.
A partir de então, o formato adotado pela equipe de produção foi a de abrir inscrições para filmes independentes.
Em 2018, a Prefeitura de Franco da Rocha co-realizou a Mostra, e recebemos 51 inscrições. Em três dias de evento foram exibidos 9 curtas-metragens, e realizados um sarau e uma oficina de cinema de guerrilha.
Em todas as edições a programação foi oferecida gratuitamente para a população.
Na edição de 2019, a Mostra recebe mais uma vez inscrições de curtas-metragens, cujas obras sejam dirigidas por mulheres.

Locais e Datas: A 4ª Mostra de Cinema da Mulher acontecerá na cidade de Franco da Rocha-SP, nos dias 29 e 30 e 31/03 de 2019 (sexta, sábado, e domingo).

Objetivos: A 4ª Mostra de Cinema da Mulher tem como objetivos dar visibilidade às produções cinematográficas de mulheres brasileiras. Com um caráter cultural e não competitivo, a mostra visa exibir filmes que contribuam para a discussão das problemáticas das mulheres na contemporaneidade. Serão selecionados 09 curtas-metragens, sendo exibidos 03 por dia de evento, seguidos de debate.


Condições para inscrição:

1. Curtas-metragens de todos os gêneros finalizados até 2018, com duração de até 20 minutos (incluindo os créditos);

2. A direção da obra cinematográfica inscrita deverá ser assinada por uma mulher;

3. Não serão aceitas inscrições de obras ainda não concluídas, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

Data limite para inscrições: 15 de fevereiro de 2019

Procedimento de inscrição:

1. As inscrições poderão ser realizadas via internet ou correio:

1.1. Online. Com essa opção, o responsável pela inscrição deverá realizar sua inscrição neste formulário da Mostra, ao final deste regulamento.

1.2. DVD. Com essa opção, é necessário o envio da ficha de inscrição impressa (se este for seu caso, solicite a ficha de inscrição pelo email baciadadasmulheres@gmail.com) e assinada junto com a mídia. Cópias para exibição em formato digital (Formatos: MOV ou MP4 / Codec H264), com resolução mínima HD e máxima em Full HD. E imagem de divulgação do filme em formato JPG, com resolução em 300dpi.
Endereço para o envio:
Rua: Sezefredo Fagundes 70- Condomínio Varsóvia- Bloco: M Apto: 31, Jd dos Bandeirantes .CEP:07830-060
Franco da Rocha-SP
Aos cuidados de Mariana Moura

A mostra não cobrirá despesas ou taxas relativas ao envio de quaisquer materiais para a seleção. As mesmas são de inteira responsabilidade da pessoa que submete o curta, o remetente. Para além do processo de seleção de obras, a mostra reserva-se o direito de convidar filmes para exibição.

Critérios de seleção:
A direção da obra cinematográfica inscrita deverá ser assinada por uma mulher; para a 4ª edição da Mostra de Cinema da Mulher, serão privilegiados filmes que tragam a tona a temática da resistência feminina, mas os demais temas livres também poderão compor a mostra.
Não serão aceitos conteúdos de cunho racista, gordofóbico, lesbofóbico, bifóbico, transfóbico, misógino, ou que possuam qualquer tipo de discurso de ódio.

Divulgação dos selecionados:
A lista das obras selecionadas será divulgada até o dia 25 de fevereiro de 2019 na página do facebook do coletivo Baciada das Mulheres do Juquery (https://www.facebook.com/baciadadasmulheres/), e as selecionadas receberão um e-mail informando a sua participação na mostra.

Ajuda de custo:
As responsáveis pelos filmes selecionados receberão uma ajuda de custo de R$400,00 (quatrocentos reais), para a exibição do filme, como incentivo à produção independente. O valor será pago após a realização da mostra e prestação de contas do projeto. As responsáveis pelos filmes selecionados, serão contatadas e deverão passar os dados bancários para depósito em conta.

Da participação dos realizadores:
Os selecionados que residam fora do Estado de São Paulo, ou no interior Paulista, poderão indicar 01 membro da equipe para utilizar hospedagem solidária, oferecida por membros do coletivo Baciada das Mulheres do Juquery.

Acervo da Mostra:
O material enviado para a seleção não será devolvido, passará a fazer parte do acervo da Mostra de Cinema da Mulher e poderá ser utilizado estritamente para fins culturais sem objetivos comerciais.

Material de divulgação:
Imagens still e trechos de até 3 minutos das obras selecionadas poderão ser solicitadas e utilizados pela Mostra estritamente para fins de divulgação do evento e sua programação em qualquer meio de comunicação.

Considerações finais: A responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o realizador da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição na 4ª Mostra de Cinema da Mulher, e que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no curta inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável, pela inscrição em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

A participação na Mostra implica no reconhecimento sem reservas deste regulamento.

fonte; Site do concurso

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment