Aberto concurso internacional de fotografia de áreas úmidas

O Secretariado da Convenção de Ramsar, tratado que reconhece a importância das áreas úmidas em todo o mundo, promove o Concurso Internacional de Fotografia de Áreas Úmidas. O concurso faz parte das comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas, celebrado todo o dia 2 de fevereiro. Em 2019 o tema será Áreas Úmidas e Mudança do Clima. Bata uma foto que registre a beleza das áreas úmidas e se inscreva até meia noite do dia 25 de novembro. O vencedor receberá uma câmera fotográfica digital Canon.

O concurso está dividido em três categorias: Jovem (de 18 a 25 anos); Amador; e Profissional. O candidato deverá preencher um formulário de inscrição online e enviar a fotografia conforme todas as normas estabelecidas pelo regulamento.

Convenção de Ramsar

A Convenção de Ramsar é um tratado intergovernamental que estabelece marcos para ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso sustentável de zonas úmidas e de seus recursos naturais. A Convenção foi realizada em 1971, na cidade iraniana que serviu de nome para o tratado. O Brasil só assinou a Convenção de Ramsar em 1993, ratificando-a em 1996. O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade, é a autoridade administrativa da Convenção de Ramsar no país, atuando para viabilizar a implantação dos compromissos assumidos.

No Brasil, existem dois tipos de áreas úmidas– as costeiras, constituídas por manguezais, campos alagáveis e praias; e as interiores, que incluem veredas, várzeas amazônicas, igapós, campinarana e pantanal. O país tem 27 áreas úmidas reconhecidas pela Convenção de Ramsar.

Saiba Mais

Regulamento do Concurso Internacional de Áreas Úmidas

fonte: oeco.org.br

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment