Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes- Cooperação Brasil/Colômbia

Brasil e Colômbia

de heli.espindola

O planejamento de atividades culturais conjuntas entre Brasil e Colômbia, em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, foi o tema da audiência desta quarta-feira (13) à tarde, em Brasília, entre a embaixadora da Colômbia Maria Elvira Pombo e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A embaixadora propôs a realização de várias atividades conjuntas, uma vez que os dois países possuem as duas maiores comunidades afrodescendentes da América Latina.
A primeira delas seria em Brasília, durante a realização da reunião bilateral de ministros das Relações Exteriores, no dia três de junho. A intenção da embaixadora é trazer um grupo musical de mulheres negras, da região do Pacífico Colombiano, para uma apresentação conjunta com um grupo artístico afro-brasileiro, além da realização de oficinas educativas sobre a cultura negra.
A outra atividade sugerida é uma apresentação conjunta do grupo musical de afrodescendentes colombianos,Chocquibtown, onde muitos integrantes foram resgatados do narcotráfico pela ação cultural, com um grupo similar no Brasil, que trabalhe com transformação social e combate à violência nos centros urbanos, a ser realizada no Rio de Janeiro.
A ministra Ana de Hollanda demonstrou interesse na proposta e ficou de avaliar a viabilidade técnica da realização dos eventos. A embaixadora ainda irá apresentar as sugestões à equipe do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Participaram do encontro a conselheira Marylu Nicholls, adida cultural da embaixada da Colômbia, o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura (MinC), Marcelo Dantas, o gerente de Cooperação de Assuntos Bilaterais, Bruno Melo, e a sub-gerente de Cooperação de Assuntos Bilaterais, Elisabeth Rosemary Silva.
Durante a audiência, Marcelo Dantas destacou as parcerias entre Brasil e Colômbia na área cultural. Ele disse que os dois países desenvolvem grandes projetos no setor de bibliotecas e no segmento da cultura negra, tais como o Observatório Afro-Latino e Caribenho, coordenado pela Fundação Cultural Palmares (MinC).
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi,Ascom/MinC)


Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment