Aplicativo gratuito ensina deficientes visuais a tocarem violão

É o primeiro sistema de voz desenvolvido para ensinar pessoas com deficiência visual a tocarem violão sem a necessidade do braile.

A Samsung acaba de lançar o Samsung Áudio Acordes, um aplicativo gratuito que ensina pessoas com deficiência visual a tocarem violão de forma prática e intuitiva. A iniciativa inédita no Brasil integra o Samsung Social, conjunto de ações da marca que utiliza a tecnologia como acelerador do potencial humano e convida as pessoas a superarem limites e irem além.

O Áudio Acordes age como um facilitador para as pessoas cegas ou com deficiência visual que desejam aprender a tocar violão, uma vez que elimina algumas barreiras deste processo, como a necessidade de saber ler braile. Além disso, são poucas as partituras em braile disponíveis e não é possível lê-las e tocar ao mesmo tempo.

O aplicativo se destaca por facilitar o processo de aprendizado das pessoas com deficiência visual não apenas por eliminar a necessidade de partituras em braile, mas principalmente por possuir uma tecnologia única baseada em um sistema de voz que dita os acordes das músicas no momento exato em que eles devem ser tocados. Isso permite que os deficientes visuais possam continuar segurando o violão ao mesmo tempo em que o aplicativo indica qual a partitura a ser reproduzida.

Onde baixar o app

Disponível na Play Store para smartphones e tablets da Samsung com Android a partir da versão 4.4  e também via site para todos os notebooks, computadores, tablets e smartphones, o aplicativo é 100% acessível para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual e oferece aos iniciantes um áudio dicionário que ensina a tocar os acordes. Além disso, por meio da plataforma, é possível salvar as músicas favoritas e compartilhá-las com os amigos por meio das redes sociais. Em breve, os usuários também poderão acessar áudio aulas, que ensinam a tocar violão desde o nível básico.

via: Ciclovivo

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment