As Partes Interessadas

As partes interessadas no projeto são pessoas ou organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positivamente ou negativamente afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Eles podem também exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto.

Projetos são planejados e executados por pessoas. Para que sejam bem-sucedidos é importante definir uma estrutura formal para os indivíduos envolvidos. Desta forma, todos terão claro entendimento de suas funções e responsabilidades para realizar as atividades do projeto.

A forma de se organizar um projeto específico varia com seu tamanho e sua natureza. Os grandes projetos podem exigir dedicação integral da equipe do projeto. Em projetos menores, os trabalhos podem ser executados em apenas uma parte do tempo do qual as pessoas dispõem, o que permite que um mesmo indivíduo possa trabalhar em mais de um projeto simultaneamente ou dedicar parte do seu tempo a algum projeto e o restante às atividades de rotina.


Para assegurar o sucesso do projeto é importante identificar e classificar as partes interessadas, suas necessidades e expectativas, bem como a forma como elas podem influenciar o projeto, ou ainda traçar um plano para lidar com todas elas.


Na estrutura de pessoal das organizações públicas, existe o cargo em comissão com a denominação Gerente de Projeto. Este cargo pertence ao grupo de Direção e Assessoramento Superiores (DAS). Por exemplo, conforme Decreto nº 7.063/2010, existem na estrutura regimental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão os cargos DAS 101.4 – Gerente de Projetos e DAS 101.5 – Diretor de Programa. Para que não ocorra conflito com as nomenclaturas existentes, sugere-se utilizar a denominação Líder de Projetos para o cargo DAS 101.4 – Gerente de Projetos.

Competências necessárias ao líder/gerente de projetos

Assim como as organizações necessitam de uma pessoa responsável pelo cumprimento de seus objetivos, o projeto também tem a mesma necessidade.

Um gerenciamento de projetos eficaz exige que a equipe de gerenciamento de projetos entenda e use o conhecimento e as habilidades de outras áreas de especialização:

  • O conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos.
  • Conhecimento, normas e regulamentos da área de aplicação.
  • Entendimento do ambiente do projeto.
  • Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral.
  • Habilidades interpessoais etc.

O líder/gerente de projeto é essa pessoa responsável pela condução das atividades e dos processos relativos ao projeto. Para designar quem vai atuar como líder/gerente de projeto, deve-se observar, no servidor escolhido, características como:

  • Liderança.
  • Capacidade de comunicação.
  • Habilidade de negociação e influência.
  • Aptidão de planejamento, organização e controle.
  • Visão/conhecimento do negócio da organização.
  • Capacidade de resolução de conflitos etc.

Também é importante refletir sobre as competências requeridas da equipe, formada pelas pessoas responsáveis por executar as atividades do projeto. Essas habilidades dependerão do papel específico de cada colaborador, assim como da natureza do projeto desenvolvido.

Faça uma autoavaliação do seu domínio sobre as competências de um líder/gerente de projetos. Existe alguma em que você se considera excelente? Existe alguma que necessita ser desenvolvida? É importante se conhecer!