BLOG

187 países assinam acordo para monitorar resíduos plásticos e restringir seu envio para nações pobres. Brasil ficou de fora…

Ao mesmo tempo em que um movimento histórico mundial ganha força, mais um retrocesso graveacontece na política ambiental brasileira: na semana passada, o país não aderiu ao acordo mundial firmado por 187 nações signatárias da ONU para monitorar seus resíduos plásticos. Isso envolve descarte, rastreamento do movimento de seus dejeitos para além de suas fronteiras e, também, a restrição do envio desses resíduos para países mais pobres. Com um detalhe: o Brasil é o país que mais polui o planeta com lixo plástico e o que menos recicla. Certamente, o encontro foi baseado nos dados do estudoLimites Legais sobre Plásticos e Microplásticos de…

LEIA MAIS...

Brasil recicla apenas 1,28% do plástico que produz

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. O país recicla apenas 1,28% do total produzido, um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica que é de 9%. O levantamento foi realizado pelo WWF com números do Banco do Mundial e analisou a relação com o plástico em mais de 200 países, e apontou que o brasileiro produz, em média, aproximadamente 1 quilo de lixo…

LEIA MAIS...

O FUNDO FEMINISTA MAYPOLE RECEBE INSCRIÇÕES P/ PROJETOS – PRAZO ATÉ 30/06/2019

O Fundo Maypole está recebendo inscrições para projetos e ações de grupos de mulheres feministas anti-militaristas voltados para desafiar proativamente o patriarcado. O Fundo foi criado em 1986 por mulheres envolvidas no movimento da paz. Atualmente, o Maypole é um grupo de feministas provenientes de vários contextos políticos. LINHAS TEMÁTICAS: cultura de paz e não-violência e prevenção de conflitos e guerras; antimilitarismo; ações contra o comércio de armas; ações contra armas nucleares e sistemas de armas; Ação para apoiar políticas, processos e iniciativas relacionadas com o desarmamento. VALOR: O Fundo Maypole oferece subsídios de até 750…

LEIA MAIS...

UNESCO CONVIDA JOVENS EMPREENDEDORES P/ CONCURSO SOBRE SUSTENTABILIDADE – PRAZO ATÉ 31/07/2019

A Competição de Empreendedorismo Jovem Cidadão está recebendo inscrições de ideias e projetos concebidos pela juventude para cumprir um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS. Participantes devem ter de 15 a 35 anos de idade. Concurso visa reconhecer iniciativas com impacto social. Para participar, os interessados devem se registrar no portal da competição. Uma triagem preliminar vai definir quais candidatos poderão ter a sua ideia ou projeto publicado no site do concurso. Uma vez aprovadas pela comissão organizadora, essas ideias receberão comentários e recomendações da comunidade virtual Entrepreneurship Campus. A…

LEIA MAIS...

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS” ESTÁ RECEBENDO INSCRIÇÕES PARA O SEU CURSO “EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA 2019”

Com o propósito de transformar a sociedade por meio da Responsabilidade Social Individual, e a missão de engajar e desenvolver pessoas e instituições por intermédio de tecnologias sociais e voluntariado, a ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS está recebendo inscrições para o seu curso gratuito EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA 2019, voltado para a melhoria dos processos gerenciais das organizações da sociedade civil, com ênfase na transparência e prestação de contas (Accountability). O curso é uma parceria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e a ONG Parceiros Voluntários, com apoio do Instituto Credit-Suisse.…

LEIA MAIS...

DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA” ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 30/06/2019

O Desafio Criativos da Escola é um concurso cultural promovido pelo Instituto Alana, e visa reconhecer projetos realizados por crianças e jovens que, apoiados por seus educadores, têm transformado suas escolas e comunidades. A ideia é dar visibilidade e premiar iniciativas que estimulem o protagonismo de estudantes. VALOR: O(a) educador(a) ou responsável por cada equipe premiada ganhará R$ 500,00 (quinhentos reais) para investir em algum curso de seu interesse (escolha livre). As equipes premiadas que pertencerem a uma escola, coletivo, movimento, entidade social, fundação ou instituto ganharão R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), que podem ser…

LEIA MAIS...

FAO alerta: 70% das crianças que trabalham estão na agricultura; vídeo

O trabalho infantil é definido como o trabalho que é inapropriado na infância – ou, mais especificamente, o trabalho que afeta a educação de uma criança ou que pode prejudicar sua saúde, segurança ou moral. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 70% de todas as crianças trabalhadoras estão na agricultura – pecuária, silvicultura, pesca ou aquicultura. Isso representa um aumento de 12%, ou 10 milhões de meninas e meninos, desde 2012. Claramente, esse não é um problema fácil de superar, mas é…

LEIA MAIS...

Secretário-geral da ONU nomeia jogadora Marta como defensora dos objetivos globais

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou na quinta-feira (9) a nomeação da jogadora de futebol Marta Vieira da Silva como uma das novas defensoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2019-2020. A jogadora brasileira está entre as 17 personalidades públicas encarregadas pelo secretário-geral das Nações Unidas de promover os ODS, aumentar a conscientização com novos públicos, manter o compromisso global e pedir maior ambição e ação em escala para alcançar os objetivos globais até 2030. Marta recebeu seis vezes o prêmio de melhor jogadora de futebol feminino do mundo.…

LEIA MAIS...

ONU busca especialistas em uso de tecnologias digitais na saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebe inscrições de profissionais interessados em integrar um novo grupo técnico sobre questões de saúde digital. A criação do organismo consultivo é parte dos esforços da agência da ONU para utilizar as tecnologias digitais, inteligência artificial e robótica em prol do bem-estar das pessoas. Os membros do grupo técnico devem ter compreensão e experiência de trabalho em saúde digital; programas e políticas de saúde digital nacional ou de grande escala; inteligência artificial e saúde; realidade virtual e aumentada em saúde; inovação biomédica; cirurgia robótica;…

LEIA MAIS...