Brasil substitui a Italia como sétima economia do mundo

A economia do Brasil substituiu a da Itália como a sétima maior do mundo, de acordo com uma análise da publicação digital “Latin Business Chronicle”, com base em novos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre 186 países.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil chegou a 2.090 milhões de dólares em 2010. Enquanto isso, o da Itália chegou a 2.055 milhões. O PIB brasileiro cresceu 7,5 por cento no ano passado, seu melhor desempenho em 24 anos. Em contraste, o PIB italiano cresceu 1,3 por cento.

Por outro lado, a “Latin Business Chronicle” revela que a Argentina se mantém como o país mais rico da América Latina em termos de PIB per capita em poder aquisitivo. Seu PIB per capita do ano passado foi de 15.854 dólares, comparado com o Chile (U$ 15.002) e México (U$ 14.430).

A Argentina também substituiu a Venezuela como a terceira maior economia em tamanho do PIB: 370,3 milhões de dólares em comparação com os 290,7 milhões de dólares da Venezuela.

Em termos de PIB per capita, o Brasil substituiu a Costa Rica como o sétimo país mais rico da região, enquanto o Panamá substituiu a Venezuela como o quinto país mais rico, segundo a “Latin Business Chronicle”.

O Haiti continua sendo o país mais pobre da América Latina, com um PIB per capita de apenas 1.165 dólares.

Fonte: Latin Business Chronicle (Miami) e Infolatam

No site do Instituto Millenium, leia o artigo de Costábile Nicoletta “Os perigos do novo milagre econômico”.

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment