Cadastro de desaparecidos completa dois anos e continua ineficiente

O Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos completa dois anos, mas não há o que se comemorar. O sistema está desatualizado e não funciona. O principal problema é o mesmo desde que ele foi criado: a falta de integração entre os dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e o sistema de coleta do governo federal.

Na teoria, o sistema funcionaria da seguinte forma: uma vez feito o boletim de ocorrência registrando o desaparecimento, um cadastro seria gerado no site www.desaparecidos.mj.gov.br – que pode ser acessado por qualquer pessoa. No entanto, por conta da falha na integração, isso nem sempre ocorre.

A maioria dos Estados não têm cadastros dos desaparecidos. Quando têm, muitas vezes não são acessíveis ao público.

O resultado é que atualmente o site criado pelo governo federal apresenta o registro de apenas 599 crianças e adolescentes desaparecidos, número muito abaixo da realidade. Estima-se que aproximadamente 40 mil crianças e adolescentes desaparecem anualmente no País, das quais 15% nunca são encontradas. Apenas em São Paulo, o número anual de desaparecidos chega a 9 mil. O levantamento foi realizado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Desaparecimento de Crianças da Câmara dos Deputados, com base nos Boletins de Ocorrências de desaparecimentos registrados nas Delegacias de Polícia do País.

Na região de São Bernardo do Campo, em São Paulo, destaca-se o serviço da Fundação Criança, presidida pelo advogado Ariel de Castro Alves. A Fundação oferece apoio psicológico aos pais, além de auxiliar nas buscas. Até março de 2011, dentre 800 crianças desaparecidas, apenas cinco não foram encontradas

fonte: via blog

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment