Código de Conduta baliza gestão de investimento de organizações sem fins lucrativos (baixe a Publicação)

O GIFE lança hoje o “Código de Conduta para Gestão de Investimento de Fundos Patrimoniais e Organizações sem fins lucrativos”, com o apoio dos institutos Camargo Corrêa, C&A e Hedging-Griffo. A publicação, originalmente elaborada pelo CFA Institute, associação global que reúne mais 100 mil profissionais do mercado financeiro, estabelece princípios a serem seguidos por pessoas com poder de decisão sobre os investimentos dessas organizações.

“Nosso Código é único, pois traz com ele a expertise global e a dedicação de organizações chave do investimento social privado mundial. Nós esperamos que organizações sociais utilizem em breve este código como um selo para demonstrar integridade e conhecimento na hora de decidir o futuro de seus investimentos”, acredita o diretor de modelos de Práticas, Desenvolvimento e Educação do CFA Institute, Jon Stokes.

A versão brasileira, no entanto, exigiu uma ampla pesquisa por parte do GIFE, já que não se trata apenas de uma tradução, mas sim, de uma adaptação. “A principal dificuldade desse trabalho refere-se às diferenças entre as formas jurídicas do setor sem fins lucrativos nos Estados Unidos e no Brasil e também às distinções na atuação dessas organizações”, lembra o gerente de Programas do GIFE, Andre Degenszajn.

Segundo ele, o Código, na sua versão original, lida com instituições cuja finalidade é claramente definida pela legislação. Enquanto no Brasil, as diferenças se expressam apenas no seu funcionamento, já que não existem figuras jurídicas específicas que as diferenciem.
“A regulamentação da gestão de recursos financeiros do Terceiro Setor no Brasil ainda é pouco desenvolvida. Por isso, o IHG resolveu unir-se ao GIFE nessa iniciativa de trazer  para a realidade brasileira parâmetros éticos internacionalmente validados pelo CFA Institute”, afirma a superintendente do Instituto Hedging-Griffo, Patricia Mussi.Construção do Código
O CFA Institute é uma associação global profissional, sem fins lucrativos, que estabelece os mais altos padrões de ética, educação e excelência profissional para a indústria de investimentos. A organização proporciona educação a profissionais de investimento, utilizando o seu curso global Body of Investment Knowledge™, que cobre todos os aspectos da profissão de investimentos, incluindo ética.

Durante o ano de 2009, o CFA organizou um grupo de trabalho com representantes das principais associações e fundações internacionais de apoio à filantropia, tais como o Council on Foundations, o GIFE, o European Foundation Centre, a Atlantic Philantropies, entre outros.

Nessa fase houve a decisão de tornar o código abrangente para os gestores de fundações e organizações sem fins lucrativos, e não somente para os gestores de fundos patrimoniais.Durante o primeiro semestre de 2010 o grupo fez uma série de reuniões à distância e finalizou o documento, que ficou no website do CFA para consulta pública e, em seguida, lançado.
No Brasil, o Código está sendo apresentado agora ao público no formato digital e terá seu lançamento oficial durante o 7° Congresso GIFE, entre os dias 28-30 de março de 2012, ocasião em que será realizado um debate sobre o tema.

“O Código traz uma importante contribuição para o campo da autoregulação das organizações sem fins lucrativos no Brasil. Ao abordar o tema da responsabilidade dos gestores de investimento dessas organizações, o GIFE pretende colaborar com o fortalecimento da governança do setor, particularmente em uma área que tende a ganhar importância nos próximos anos”, afirma Degenszajn.
fonte: GIFE via ABCR

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment