Congresso Brasileiro de Folclore sedia reunião do Colegiado de Culturas Populares

Acontece entre os dias 11 e 15 de julho, o XV Congresso Brasileiro de Folclore, em São José dos Campos (SP). Com o tema História e Folclore: caminhos que se entrecruzam, e através de abordagens transdisciplinares, o congresso visa à atualização, diversificação e entrecruzamento de estudos e pesquisas contemporâneas que investigam as peculiaridades das culturas populares e tradicionais, além de promover o reconhecimento e valorização da diversidade cultural brasileira.

Simultaneamente às atividades do Congresso, o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MinC) realiza, entre os dias 11 e 13, reunião extraordinária do Colegiado Setorial de Culturas Populares, com vistas à discussão do calendário do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares e Tradicionais, programado para novembro deste ano, e o Plano Setorial de Culturas Populares – aprovado em dezembro de 2010.

O objetivo da reunião é envolver os participantes do Congresso, além dos representantes dos segmentos eleitos, para representar as expressões culturais populares no âmbito do CNPC. A reunião extraordinária acontecerá na Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana).

Na manhã do dia 12, após a conferência magna do Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MinC), acontece a mesa redonda “Políticas públicas para o patrimônio imaterial brasileiro”, que contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura.

A partir do tema central do congresso, os eixos temáticos abordam Religiosidade, Políticas públicas, Patrimônio Imaterial da Cultura, Cultura Brasileira Tradicional, Cultura Popular e Turismo, Folguedos Populares, Música, Literaturas, Arte, Artesanato e Medicina Popular.

O evento é patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo e tem apoio do IPHAN/MinC. A programação completa está disponível aqui.

Fonte: XV Congresso Brasileiro de Folclore
Edição: Comunicação SID-SCC/MinC

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment