Congresso Brasileiro de Teatro reivindica ações para a classe

Redação | segunda-feira, 28 março 2011Sem Comentários

Mais de 150 representantes ligados a movimentos, redes e instituições teatrais de todo o país estiveram reunidos neste final de semana (dias 26 e 27 de março), em Osasco (SP), para o Congresso Brasileiro de Teatro (CBT). Os participantes do evento aprovaram umacartaque contém diversas decisões de interesse da classe. Um dos itens do documento revela o interesse da categoria pela aprovação imediata do Projeto de Lei nº 6.722/2010, que institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura).

O objetivo central do CBT foi discutir questões urgentes da categoria para os próximos anos, incluindo a necessidade de implantação de um programa nacional de fomento ao teatro: o Prêmio Teatro Brasileiro. A carta foi entregue à ministra Ana de Hollanda e ao presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Antonio Grassi,  no encerramento do congresso.

A criação do Programa Prêmio Teatro Brasileiro –  a ser definido em regulamento –  está mencionada no artigo 66 do Procultura. O objetivo é fomentar núcleos artísticos teatrais com trabalho continuado, produção de espetáculos teatrais e circulação de espetáculos ou atividades de teatro.

Na carta aprovada pelos congressistas também está inserida a necessidade de execução, por parte da Funarte, dos editais relacionados ao Fundo Setorial de Artes Cênicas.

A plenária aprovou a data de 27 de março como o Dia Nacional de Mobilização do Teatro. Também ficaram marcadas as datas de realização do 2º CBT: será em Brasília, de 6 a 8 de abril de 2012.

Ana de Hollanda, que já foi secretária de Cultura do município de Osasco, se entusiasmou com a realização do encontro, que não acontecia desde 1979.  “Vim a Osasco participar desse Congresso, por gratidão. Devo muito a essa cidade. Aqui comecei a aprender o que é a gestão da Cultura. Foi aqui que aprendi como se faz cultura: é dialogando”, enfatizou.

Mais informações no sitewww.cooperativadeteatro.com.br.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MinC

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment