Deputado defende prática teatral para melhorar rendimento escolar no Piauí

O deputado estadual Fábio Novo apresentou hoje (12), na Assembléia Legislativa do Piauí, projeto de lei que institui o programa estadual de fomento ao teatro amador, o Pró-Teatro, nas escolas públicas de todo o Piauí. De acordo com o parlamentar, a parceria entre cultura e educação é a solução mais viável para melhorar o rendimento escolar.

Fábio Novo explica que a idéia para elaboração do Pró-Teatro surgiu de uma experiência positiva realizada no município de Bom Jesus, em 2010, quando alunos de escolas públicas participaram de oficinas de teatro e as notas melhoraram consideravelmente.

O caso mais significativo foi do aluno Bruno Oliveira, de 9 anos, que, mesmo analfabeto, conseguiu decorar todas as falas e assumiu o papel principal do espetáculo. “Após a encenação, descobrimos que Bruno não sabia ler e escrever. Seu irmão mais velho lia o texto, ele escutava e decorava. Estimulado com seu desempenho no teatro, Bruno teve aulas particulares e foi alfabetizado em três meses”, diz Fábio Novo. O deputado lembra que a história do aluno Bruno Oliveira serviu como inspiração para roteiro de filme e livro que serão lançados nos próximos meses e devem circular pelos 40 maiores municípios piauienses.

De acordo com o projeto defendido por Novo, o Pró-Teatro será executado através de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e a Fundação de Cultura do Piauí (FUNDAC). As associações de Pais e Mestres serão responsáveis por gerir e fiscalizar os recursos destinados ao programa para criação e manutenção de cenários, figurino, texto, iluminação e sonoplastia.

“Além de melhorar o rendimento escolar dos alunos, queremos promover o intercâmbio cultural entre as escolas, realizar concursos teatrais e convidar artistas renomados para visitar as escolas e estimular ainda mais os alunos. As escolas que implantarem o projeto criarão um ambiente de incentivo ao aprendizado e democratizar o acesso à cultura”, finaliza o deputado.

Fonte: Ascom/AL

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011 onde já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor . Adoro café , as noites de livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment