Em Alagoas, Festival Maionese dá força a bandas independentes

Programação cultural traz shows, oficinas e palestras sobre assuntos ligados à música

Divulgação

Rock independente faz parte da programaçãoRock independente faz parte da programação

Maceió – Um festival de músicas que reúne diferentes estilos do cenário independente (indie rock, hardcore, metal, rap e reggae)  será realizado em Maceió desta terça-feira (10) até sábado (14). O evento chama-se Festival Maionese e está em sua 7ª edição, trazendo à cidade apresentações de bandas, além de oficinas, exposições fotográficas e artísticas. O objetivo é discutir diversos temas e valorizar a cultura urbana independente e a produção musical de Alagoas.

Organizado e realizado pelo Coletivo Popfuzz – Ponto Fora do Eixo em Alagoas, o evento conta com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares e do Sebrae em Alagoas para a realização das palestras e oficinas, que abordam assuntos como leis de incentivos fiscais no estado, interatividade e canais de comunicação.

Entre os palestrantes está Pablo Santiago Capilé Mendes, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e coordenador de planejamento do Circuito Fora do Eixo – Empreendedores Culturais, que traz como tema “Novos Modelos Colaborativos de Gestão Cultural – Oportunidade e Desafios do Trabalho em Rede”. O circuito aborda o desenvolvimento das práticas de gestão cultural, com finalidades que ultrapassam o lucro. Na ocasião, será apresentado o caso do Circuito Fora do Eixo, mais especificamente da recente instalação de sua sede em São Paulo, na Casa Fora do Eixo, que inaugura uma nova fase no modelo de gestão.

Cadeia produtiva

Para Vanessa Rocha, gerente de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas, é de suma importância a participação no evento de instituições que atuam no fortalecimento dos negócios na área cultural. “O Sebrae orienta os empreendedores culturais na forma de apoio aos grupos organizados, investe na capacitação da cultura como negócio e atende esses empreendedores que prestam serviços para a cadeia produtiva da música em Alagoas. Outras instituições também podem fortalecer este segmento, por meio de outras ações de incentivo”, destaca Vanessa.

O ciclo de palestras e debates terão entrada gratuita. Os shows serão pagos e realizados no Armazém Uzina, no bairro do Jaraguá.

Serviço

Mais informações pelo site www.popfuzz.com.br ou

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011 onde já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor . Adoro café , as noites de livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment