Embaixada do Teatro Brasileiro

A noite da última segunda-feira (09) foi muito especial para a dupla de atores, Renato Borghi e Elcio Nogueira. Após um ano rodando países da América Latina, além de Portugal, Espanha e México, eles, enfim, apresentaram os resultados de seu projeto, Embaixada do Teatro Brasileiro, no Teatro do Sesi, em São Paulo. Com apoio integral do Ministério da Cultura no valor de R$ 790 mil, eles levaram as tradições, cultura e obras do teatro brasileiro para estes países, com o objetivo de realizar um intercâmbio por meio de apresentações e oficinas.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, prestigiou o evento. “Eu fico orgulhosa, como ministra da Cultura, em prestigiar esse projeto que está levando a Cultura do Brasil para outros países, promovendo a integração não só da língua, mas também das linguagens do teatro.”

Renato Borghi e Elcio Nogueira apresentaram, durante oficinas nos países visitados, obras de autores como Nelson Rodrigues e Plínio Marcos. “Nós acreditamos que, trabalhando com esses autores, nós poderemos abrir espaço também para a nossa dramaturgia contemporânea. Eles podem ser os nossos “embaixadores””, explicou Nogueira.

Após passar por 15 países, a dupla de atores pretende dar continuidade ao projeto e levá-lo agora à países lusófonos do continente africano. A experiência de intercâmbio trouxe a certeza de que a troca de conhecimento e cultura pode ser muito rica para todos. “Nós entendemos que só haverá uma integração de verdade quando atores desses países começarem a montar obras do Brasil e a gente comece a montar com mais frequência obras originais desses países também”, garantiu Elcio.

Durante o evento, Renato Borghi e Elcio Nogueira entregaram à ministra Ana de Hollanda um livro com um balanço do primeiro ano e  sugestões de novas ideias para que o projeto Embaixada do Teatro Brasileiro continue se fortalecendo. Renato Borghi lembra que a dramaturgia pode “viajar” facilmente, inclusive por meio de apresentações via internet. Este é mais um formato que os atores pretendem trabalhar.

Ao final da apresentação de um filme que relata o que a Embaixada produziu ao longo dos meses de viagem, e dos agradecientos dos idealizadores do projeto, a plateia assistiu à apresentação da peça “Medusa”, da companhia chilena Teatro La Trompetta, com as atrizes Nona Fernández, Ximena Carrera e Carmina Riego no elenco.

O projeto também será lançado na noite desta terça-feira, dia 10 de maio, no mesmo local, ocasião em que haverá um bate-papo com o público com duração de duas horas (entre 17h e 19h) sobre as experiências adquiridas com o trabalho, incluindo as viagens e a concepção do projeto. Na oportunidade, o público também poderá conversar com os atores do espetáculo Medusa, que conta a história de três mulheres que foram presas, torturadas e usadas como colaboradoras pela polícia secreta da ditadura de Pinochet, ao longo de uma década.

Intercâmbio

Além do Ministério da Cultura, deram apoio ao desenvolvimento do Embaixada do Teatro Brasileiro o Ministério das Relações Exteriores e o Centro Cultural da Espanha, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Nos eventos de lançamento nacional, são parceiros a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). O projeto é uma realização do Teatro Promíscuo, fundado, em 1993, por Renato Borghi e Élcio Seixas, com a finalidade de desenvolver um trabalho voltado à pesquisa de diversas linguagens teatrais, sem preconceitos estéticos.  O Teatro Oficina também é realizador do projeto.

(Texto: Carolina Monteiro, Ascom/MinC)
(Fotos: Augusto Canuto, Ascom/MinC

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment