FESTIVAL,VISÕES PERIFÉRICAS 2011-Inscrições Abertas

Até o dia 20 de maio estão abertas as inscrições para o Festival Visões Periféricas 2011 – Audiovisual, Educação e Tecnologias. Esse ano o festival realiza sua 5ª edição com cinco mostras competitivas: Visorama e Fronteiras Imaginárias, para filmes de até 30 min; Tudojuntoemisturado eImagens Remix, competitivas online para filmes de até três min; e a mostra internacional Ibero-americana para filmes de até 30 min produzidos nos países dessa região, exceto o Brasil. Os melhores filmes eleitos pelo júri popular e oficial serão premiados.

O Festival Visões Periféricas une audiovisual, educação e tecnologias para refletir sobre a produção cultural das múltiplas periferias brasileiras. Promove também a mistura de públicos, exibindo filmes produzidos nestes territórios com obras feitas fora deles e por qualquer realizador, independente de sua origem ou espaço onde vive. “A intenção do Visões Periféricas é sempre a inovação e integração entre os diversos públicos, produtores de audiovisual, seja através das mostras, oficinas ou debates”, conta Marcio Blanco, idealizador do projeto. “Nossa programação é vasta e diversificada incluindo filmes produzidos nos grandes centros urbanos como de São Paulo, Belo Horizonte ou Porto Alegre, como também nas favelas, aldeias indígenas ou comunidades ribeirinhas do Amazonas”, completa.

Para favorecer essa mistura e integração entre os públicos, o festival, como faz todos os anos, traz os realizadores selecionados para as competitivas Visorama e Fronteiras Imaginárias e ainda promove exibições em comunidades populares e em cineclubes localizados em diversos pontos da cidade como Centro, Baixada Fluminense e São Gonçalo.

As mostras com exibição e votação online, Tudojuntoemisturado e Imagens Remix agregam o público internauta que cria filmes para o YouTube e outras plataformas de exibição, feitos com câmeras fotográficas, celulares ou outros dispositivos móveis ou a partir da recombinação de vídeos, sons, músicas e imagens (mashups, paródias, redublagens, memes etc). O Visões Periféricas foi o primeiro festival audiovisual no país a criar uma mostra específica para remixes.

Mais de 10 mil pessoas já passaram pelo festival desde sua primeira edição. Nomes como Luciano Vidigal, Caví Borges, Allan Ribeiro e Petrus Cariry tiveram seus filmes exibidos no evento.

O Festival Visões Periféricas está previsto para acontecer no mês de agosto com data e local a serem divulgados em breve. Para se inscrever o produtor ou realizador deve acessar o sitewww.visoesperifericas.org.br, ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviar o filme por upload ou correios.

O evento é realizado anualmente pela Imaginário Digital, associação cultural certificada como OSCIP, que atua na área de Educação e Novas Mídias. Já contou com os patrocínios da Oi, da Caixa, da Petrobras e do BNDES.

Saiba mais sobre as mostras do festival:


Visorama 
– competitiva: filmes de até 30 min produzidos por alunos de projetos de formação em espaços populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão. Exibição em sala de cinema.

Fronteiras Imaginárias 
– competitiva: filmes de até 30 min produzidos por qualquer realizador. Exibição em sala de cinema.

Tudojuntoemisturado 
– competitiva: filmes de até  três min produzidos por qualquer realizador, exclusivamente através de aparelhos celulares, câmeras fotográficas e dispositivos móveis. O tema desta edição é “Começar de novo”. Exibição em internet.

Imagens Remix 
– competitiva: filmes de até três min produzidos por qualquer realizador cuja obra privilegie a recombinação de vídeos, imagens, sons e músicas (mashups, remixagens, legendagens e paródias). Não há tema específico. Exibição em internet.

Ibero-americana – competitiva: reúne filmes de até 30 min produzidos em contexto de formação em audiovisual advindos de cursos, projetos e oficinas populares localizados nos países da região ibero-americana, exceto Brasil. Exibição em sala de cinema.

Periferia Animada – mostra temática que reúne filmes de até 30 min produzidos por alunos de projetos e oficinas populares de audiovisual, utilizando-se de qualquer técnica de animação ou que se destinem ao público infantil. Exibição em sala de cinema.

Cinema da Gema –  mostra temática de filmes de até 30 min produzidos por realizadores residentes no Estado do Rio de Janeiro. Exibição em sala de cinema.

Mais informações:  www.visoesperifericas.org.br

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment