Func participa da 9ª Semana Nacional de Museus

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Neste ano, a 9ª edição do evento ocorrerá entre os dias 16 e 22 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno de um mesmo tema, “Museu e Memória”.

Em São Luís, a Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio do Sistema Municipal de Museus, lança o evento no dia 17, com uma missa em ação de graça, na Igreja da Sé (Centro), às 17h. Durante a semana, haverá também palestra sobre a médica e militante política socialista Maria José Aragão e visitas monitoradas a museus e equipamentos culturais.

A programação é aberta ao público e a expectativa é atingir um público grande de docentes, discentes, alunos de escolas públicas e privadas, profissionais da área de cultura e de turismo e comunidade em geral.

Para o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, “valorizar os espaços públicos que estão sendo utilizados para a preservação da memória e difusão da arte maranhense é uma das ações que vem sendo executada pela Func. E, é de grande importância essa integração das Instituições museológicas, intensificando seu trabalho com a sociedade, através das atividades desenvolvidas”, afirma.

A  9ª Semana de Museus terá participação recorde. Em todo Brasil, 1.006 museus e instituições culturais integrarão a programação, oferecendo eventos como exposições, oficinas, espetáculos, seminários, exibição de filmes e outras atrações.

Confira a programação do evento em São Luís:
Dia 17- Lançamento da Semana – Missa em ação de graça
Local: Igreja da Sé
Horário: 17h

Dia 18 – Palestra do Prof. Wilson Chagas
Tema: Revisitando a vida de Maria Aragão (trajetória política de Maria Aragão)
Local: Auditório do Memorial Maria Aragão
Horário: 16h

Dia 19 – visita monitorada ao prédio da Oficina Escola
Horário 16h

Dia 20- Visita monitorada à Casa do Bloco Tradicional
Horário: 10h

Fonte: ASCOM/FUNC

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011 onde já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor . Adoro café , as noites de livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment