Fundação abre inscrições para Projeto Moradia Urbana

Organizações selecionadas promoverão ações de cidadania em conjuntos habitacionais

O edital de credenciamento do Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social (MUTS), promovido pela Fundação Banco do Brasil, está com inscrições abertas. Com foco em entidades sem fins lucrativos, as organizações selecionadas irão realizar trabalho de mobilização comunitária com moradores de empreendimentos habitacionais destinados à população com renda familiar abaixo de R$ 1.800.

O trabalho consistirá na reaplicação da tecnologia social chamada “Transformando realidades por meio da mobilização e organização comunitária”, que tem como foco promover a cidadania e a fraternidade entre os moradores e a organização coletiva para que eles sejam capazes de buscar soluções para problemas no condomínio.

O edital será composto por duas chamadas: a primeira com inscrições abertas até o dia 30 de maio e a segunda, até 31 de agosto. Após a divulgação do resultado da primeira chamada, as instituições não habilitadas podem encaminhar um novo envelope com a documentação exigida no edital e tentar novamente o credenciamento na segunda chamada.

A aplicação da metodologia em cada residencial terá, aproximadamente, a duração de um ano e prevê várias atividades. O autorrecenseamento é o censo feito pela própria comunidade para que informações tradicionais, como perfil demográfico e socioeconômico, sejam levantadas. Além disso, a inclusão de outros dados desejados pela comunidade, como a quantidade de pessoas com deficiência e idosos com dificuldade de locomoção, também é possível.

A entidade que conduzirá a reaplicação da metodologia também vai promover intercâmbio de experiências com outras comunidades que tenham realidades semelhantes, já que dessa forma o conhecimento pode ser ampliado em relação a soluções possíveis, além da formação de redes de apoio.

No final, será realizado um diagnóstico junto com os participantes para identificar os principais problemas em cada condomínio e quais tecnologias sociais poderiam atender as necessidades encontradas.

As inscrições vão até o dia 30 de maio. Para mais detalhes, acesse o edital.

Via Observatório do 3º Setor

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment