Integração

Planejamento da Integração

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

Este é um processo da área de conhecimento do gerenciamento da integração, que visa a documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar os planos de gerenciamento específicos de cada uma das áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, para gerar o documento de planejamento do projeto, chamado de Plano de Gerenciamento do Projeto – PGP. Este documento também define como o projeto será executado, monitorado, controlado e encerrado. 

O PGP que é composto dos vários planos de gerenciamento específicos de cada uma das áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, conforme ilustrado abaixo.

Mudanças podem ocorrer durante a execução do projeto ocasionando a necessidade de revisitar um ou mais planos. Por este motivo entende-se que o  PGP é um documento vivo, em constante modificação, conforme a dinâmica do projeto. 


A ilustração abaixo demonstra o fluxo de mudança do planejamento. Após a execução das ações conforme planejado deve-se mensurar os resultados alcançados para avaliar se correspondem ao que se esperava. Em seguida, revisar o planejamento em função da experiência obtida.template

Segundo David Cleland, o processo de Elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto é o:  
“Processo de análise e explicitação dos objetivos, metas e estratégias necessários para que o projeto, durante seu ciclo de vida, possa alcançar plenamente seus objetivos de custo, cronograma e desempenho técnico”.

Kick off meting

kick off meeting nada mais é que a reunião inicial para apresentação de um projeto pelo gerente de projetos para as partes interessadas, com a presença de todas as pessoas relevantes da equipe, incluindo o Sponsor (patrocinador).

Esse é um dos muitos encontros com diferentes propósitos que são realizados entre partes envolvidas durante o ciclo de vida de um projeto.

Normalmente essa reunião de kick off é realizada depois da fase do planejamento e antes da etapa de execução.

Há muitos gerentes de projetos que até podem não considerar uma reunião kick offimprescindível. Mas quem está antenado com as práticas mais atuais, fazendo parte ou não de um PMO (Project Management Office) ou Escritório de Projeto, sabe que uma kick off meeting pode sim ter uma boa parcela no sucesso do alcance de uma meta, promovendo um impulso extra de motivação e estimulando um maior comprometimento do “team”, concedendo informações sobre o que será necessário para a execução e objetivos a serem alcançados.

Sugestão de passos  para a kick off meeting agenda:

– Defina metas, resultados e esclareça todos os pontos iniciais com quem faz parte das negociações anteriores à kick off meeting.

– Indique os membros da equipe antes de chegar na  kick off meeting.

– Defina quem deverá cumprir cada função.

– Comece o planejamento do projeto (com definições de escopo, cronograma, recursos humanos, comunicação, premissas e riscos, etc)

– Determine a agenda da kick off meeting e o cronograma.