Ipea divulga resultado de estudo sobre aeroportos no Brasil

postado em: artigos, DIVERSOS, Eventos | 0
Ipea divulga estudo sobre aeroportos no Brasil

Nota Técnica do Instituto trata de investimentos e perspectivas no setor aéreo brasileiro

Foto: Sidney Murrieta
110414_coletiva_nt05.1
O Cordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Campos

Ipea divulgou na manhã de quinta-feira, dia 14,  a nota técnica Aeroportos no Brasil: investimentos recentes perspectivas e preocupações. O estudo, que foi divulgado em coletiva transmitida ao vivo pelo site do Instituto, aborda a situação dos principais aeroportos brasileiros e os investimentos para a expansão dos serviços aeroportuários no país.

A Nota Técnica mostra que o plano de investimento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Infraero, de R$1,4 bilhão ao ano (de 2011 a 2014) representa mais que o triplo da média anual investida entre 2003 e 2010. O investimento destina-se a treze aeroportos brasileiros, visando o atendimento da demanda crescente e a realização da Copa do Mundo, em 2014.

O estudo mostra que dez dos treze aeroportos que estão recebendo investimentos podem não ser completamente finalizados para a Copa de 2014.  A pesquisa deixa claro, porém, que os aeroportos provavelmente não terão atrasos em obras relativas às pistas, pátio e terminais provisórios. Carlos Campos, coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea  ressalta que os atrasos poderão ocorrer caso sejam mantidos os prazos médios para cumprimento das etapas de expansão.

O estudo também aponta que a demanda no setor aéreo aumentou, em média, 10,2% ao ano no período de 2003 a 2010. Somente no biênio 2009-2010, a demanda cresceu 20,4%, subindo de 128 milhões de passageiros, em 2009, para 154 milhões em 2010.

Leia a íntegra da Nota Técnica Aeroportos no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *