MDA, entrega 83 bibliotecas do Arca das Letras

postado em: DIVERSOS | 0

CE: Mais 83 bibliotecas do Arca das Letras

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE) vão entregar, entre 4 e 7 de maio, mais 83 bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades rurais dos municípios dos Territórios da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu, Sertão Central, Sobral e Cariri. Neste período também serão capacitados novos agentes de leitura e realizadas visitas de campo para monitoramento das bibliotecas implantadas nos territórios durante o período de 2004 a 2010.

Na quarta-feira (4), 41 comunidades de Itapipoca no Território da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu vão receber bibliotecas do Programa Arca das Letras. A entrega começa às 10h no auditório do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT). No mesmo local, serão formados 82 agentes de leitura. São 2 moradores de cada comunidade rural beneficiada para cuidar das bibliotecas e incentivar a leitura.

A prefeitura municipal de Itapipoca é parceira do programa e fabricou as arcas no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira, em Itaitira, região metropolitana de Fortaleza. Itapipoca é o município com o maior número de bibliotecas rurais do país, 126 unidades, e mantém uma coordenação municipal do Programa Arca das Letras para acompanhamento das bibliotecas e assistência aos agentes de leitura do município.

Na Sexta-feira (6), em Barbalha, e no sábado (7), em Sobral, a ebtrega das arcas integra o Governo Itinerante do Ceará, com presença do governador, Cid Gomes. Em Barbalha, Território da Cidadania Cariri, serão entregues mais 15 bibliotecas e diplomados 30 agentes de leitura. Em Sobral, haverá a entrega de 27 bibliotecas para comunidades rurais dos territórios Sobral e Sertão Central.

O Programa Arca das Letras implantou desde 2004, 850 bibliotecas e formou 1.600 agentes de leitura no estado do Ceará, beneficiando mais de 75 mil famílias de 142 municípios.

Em todo o país, são mais de 8.300 bibliotecas rurais implantadas em comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentamentos da reforma agrária e em colônias de pescadores. O trabalho nas bibliotecas e as atividades de incentivo à leitura nas comunidades são realizados por mais de 17 mil agentes de leitura voluntários moradores das comunidades rurais em todo o Brasil.

SERVIÇO:
O que: Entrega de Arcas das Letras e capacitação de agentes de leitura no Ceará

Itapipoca – 4 de maio (quarta-feira)
7h30: Capacitação de agentes de leitura do município de Itapipoca/CE
10h: Solenidade de entrega de 41 bibliotecas para comunidades rurais e diplomação dos agentes de leitura
Local: Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) – Rua João Cordeiro, s/n, Centro – Itapipoca – CE

Barbalha – 6 de maio (sexta-feira)
manhã: Capacitação de agentes de leitura do Território do Cariri e solenidade de entrega de 15 bibliotecas rurais Arca das Letras
Local: Sede do Governo Itinerante em Barbalha

Sobral – 7 de maio (sábado)
manhã: Capacitação de agente
s de leitura dos Territórios Sertão Central e Sobral e solenidade de entrega de 27 bibliotecas rurais Arca das Letras
Local: Sede do Governo Itinerante em Sobral
Mais informações: (61) 2020-0201 e arcadasletras@mda.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *