o que é um Programa

O que é um programa

Um programa é um conjunto de projetos relacionados, gerenciados de modo coordenado, a fim de obter benefícios disponíveis se gerenciados individualmente. Um aspecto importante do programa é que ele é orientado a benefícios. Enquanto o foco do projeto é a entrega do bem, produto ou serviço a que ele se propôs, o do programa é a realização dos benefícios por ele perseguidos. Benefícios não são produtos, mas sim impactos e resultados percebidos pela sociedade, organização, serviços etc.

O gerenciamento de programas é o gerenciamento coordenado e centralizado de um programa visando ao alcance dos seus objetivos e benefícios estratégicos. Em programas, é importante integrar, monitorar e controlar as interdependências entre os projetos. O gerenciamento de programas foca nessas interdependências e ajuda a determinar a abordagem ideal para gerenciá-las.

A Lei nº 12.593, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Plano Mais Brasil, define os seguintes tipos de programas: 
I – Programa Temático: que expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade. 
II – Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: que expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.”

Projeto é o mecanismo usado pela Administração Pública para desenvolver os programas governamentais.

O que é um portfólio

Um portfólio é uma coleção de projetos, programas e outros trabalhos, que estão agrupados com propósito de facilitar o gerenciamento efetivo do trabalho para atender objetivos estratégicos organizacionais. Portfólio consiste nos trabalhos que estão em andamento ou planejados, estando eles relacionados de alguma forma entre si ou não. Enquanto os projetos e programas são temporários, os portfólios são contínuos. Uma organização pode possuir mais de um portfólio, cada um tratando de áreas ou objetivos específicos. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.

O gerenciamento de portfólios refere-se ao gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados. Esse gerenciamento se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos e sejam consistentes e alinhados às estratégias organizacionais.

No Governo Federal existe uma metodologia de referência para o gerenciamento de portfólio chamada Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP – MGPP-SISP. Abaixo a figura representa os 7 processos da metodologia.

Relacionamento entre projeto, programa e portfólio

Em organizações maduras de gerenciamento de projetos, esse gerenciamento existe em um contexto mais amplo regido pelo gerenciamento de programas e portfólio.

Todos os componentes de um portfólio exibem certas características comuns: 
● Representam investimentos feitos ou planejados. 
● Estão alinhados com as metas e objetivos estratégicos. 
● Têm algumas características que, tipicamente, os distingue, o que permite agrupá-los para o gerenciamento efetivo. 
● São quantificáveis e, portanto, podem ser medidos, classificados e priorizados.

Normalmente é chamada gestão por projetos quando uma organização classifica suas iniciativas como projetos que devem ser planejados e executados com tal característica. Há um relacionamento entre as disciplinas Gerenciamento de Portfólio, de Programas e de Projetos