Planejando um Projeto

De acordo com HELDMAN (2009), o planejamento é o processo de formular e revisar as metas e objetivos do projeto e delinear os planos que serão usados para cumprir seus propósitos.

Neste grupo de processo serão definidas as alternativas para se atingir o objetivo do projeto e quando serão especificadas as partes interessadas, os requisitos, o escopo, os custos, etc.

O planejamento é essencial ao gerenciamento por causa da incerteza, característica inerente ao projeto. É preciso investir esforços nesta etapa para reduzir o nível de incerteza do projeto e assim evitar erros, desperdícios de recursos.

Conforme mais informações do projeto são conhecidas, pode ser necessário adicionar mais elementos ao planejamento do projeto, essa característica é conhecida por “planejamento por ondas sucessivas”.

“O planejamento em ondas sucessivas é especialmente útil quando temos eventos desconhecidos no projeto, quando você não tem detalhamento suficiente do que será feito em algum dos componentes da EAP, ou o nível de incerteza e de probabilidade de mudanças é elevado.”

O gerente de projeto planeja somente o curto prazo, deixando os eventos de maior incerteza para depois.

Á medida que o projeto vai evoluindo e as incertezas diminuindo, se planeja a próxima etapa ou onda, e assim por diante, daí o nome, ondas sucessivas.

Projetos bem-sucedidos são projetos bem planejados. A probabilidade de sucesso aumenta à medida que a equipe do projeto elabora estimativas e metas realistas de custos e prazos, desenvolve estratégias para antecipar problemas potenciais e emprega um conjunto simples e operacional de ferramentas.