Prêmio Jabuti 2018 , inscrições abertas

Referência no mundo dos prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti é um ativo cultural da sociedade brasileira. Seu novo formato surge para aproximá-lo ainda mais do leitor e conquistar mais reconhecimento ao livro e à leitura.
Foram definidos três princípios que conduziram esta reestruturação:

– Manter a diversidade e a abrangência que fazem parte da sua história;
– Ampliar sua competitividade em território nacional e, ao mesmo tempo, expandir a visibilidade em nível internacional;
– Transformar-se em instrumento para formação de novos leitores e promoção da leitura.

O Prêmio Jabuti passou por uma racionalização de suas categorias. Todos os gêneros seguem contemplados, porém, distribuídos em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Nestes, encontram-se distribuídas as categorias para inscrição: Conto; Crônica; Histórias em quadrinhos; Infantil e juvenil; Poesia; Romance; Tradução; Artes; Biografia; Ciências; Economia criativa; Humanidades; Capa; Ilustração; Impressão; Projeto gráfico; Formação de novos leitores; Livro brasileiro publicado no exterior.
Podem participar textos inéditos de autores brasileiros, natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no país.

O Prêmio Jabuti será outorgado a obras inéditas, publicadas em língua portuguesa no Brasil, em primeira edição, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017, podendo, no entanto, a impressão ter sido feita fora do País. A autoria da obra deverá ser de autor(es) brasileiro(s), nato(s), naturalizado(s), ou estrangeiro(s) com residência permanente no País. Também serão aceitas inscrições de coletâneas compostas por textos inéditos de autor(es) brasileiro(s), nato(s), naturalizado(s) ou estrangeiro(s) com residência permanente no País.

CRONOGRAMA
– Inscrições:
 até 28 de junho/2018, pessoalmente ou via Correios
– Taxa de inscrição: sim
– Premiação: troféu Jabuti + R$ 5.000 para primeiro lugar de cada categoria.

fonte: Editais e afins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *