Programa Memória do Mundo do Brasil (MoWBrasil)

Estão abertas as inscrições para o Programa Memória do Mundo do Brasil (MoWBrasil), onde serão selecionados até dez bens arquivísticos e/ou bibliográficos, tanto textuais (manuscritos ou impressos), quanto audiovisuais (filmes, vídeos e registros sonoros), iconográficos (fotografias, gravuras e desenhos) ou cartográficos, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. Os acervos selecionados constarão de Portaria do Ministério da Cultura publicada em DOU e seus custodiadores receberão os certificados de nomeação e a logomarca que os identifica como acervos Memória do Mundo da UNESCO.

Criado pela UNESCO em 1992, o Programa Memória do Mundo/Memory of the World – MoW reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados. Tendo como objetivo estimular a preservação e a ampla difusão desse acervo, o MoW facilita a preservação desses documentos e seu acesso, contribuindo, assim, para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade. Ao todo 73 países participam do Programa Memórias do Mundo. O Minc é o gestor do programa no Brasil e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ocupa umas das cadeiras no Comitê Nacional do Programa.

Uma das exigências para a instituição ou pessoa física inscrever seu acervo é que seja um arquivo fechado, ou seja, ele não pode sofrer alterações ou acréscimos. Dentre os principais critérios estão o estado de conservação dos documentos, a disponibilidade de acesso, a significância nacional e a autenticidade.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 31 de julho/2018, via email
– Taxa de inscrição: não
– Edital + Formulário de Inscrição: http://bit.ly/2uORuJx

Fonte: Editais e afins

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment