Projeto Rap e Ciência – Fiocruz

Você é artista de rap, tem entre 18 e 30 anos e participa de batalhas de rap? A gente tem uma proposta: que tal fazer parte de um projeto que envolverá fazer música sobre ciência, saúde e temas sociais? O projeto Rap e Ciência, iniciativa financiada pela Fiocruz e que conta com a parceria do Museu da Vida, vai começar na segunda quinzena de outubro e vai selecionar quatro jovens entre 18 e 30 anos que já tenham concluído o ensino médio.

O projeto será realizado em duas etapas: de outubro a dezembro de 2018 e de fevereiro a abril de 2019. Os artistas selecionados precisarão participar de encontros presenciais todas as quintas-feiras, de 9h às 12h30, no Museu da Vida da Fiocruz.

A proposta é usar a linguagem do rap para divulgar temas científicos e a própria cultura do rap. Rappers de comunidades próximas à Fiocruz (Manguinhos, Maré, Alemão e outras comunidades próximas) serão selecionados para um programa de imersão na ciência. Os encontros às quintas-feiras vão incluir visitas a museus e instituições científicas, bate-papo com pesquisadores e oficinas culturais.

Os artistas deverão compor algumas músicas para divulgar ciência a outros jovens e adultos. Ao final do projeto, em 2019, os artistas deverão organizar um festival de rap para lançar as músicas e também terão que ir em escolas públicas conversar com alunos sobre a experiência que tiveram. Temas como saneamento básico nas favelas, violência e saúde pública e a relação entre Doenças Sexualmente Transmissíveis e juventude serão explorados.

CRONOGRAMA
– Inscrições: até 8 de outubro/2018, via online
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: bolsa-auxílio no valor de R$ 500 a cada mês de projeto.
– Informações: http://bit.ly/2QuUcgN

fonte: Editais e afins

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment