Seleção pública de projetos cinematográficos

Com o suporte financeiro à produção de obras cinematográficas, o BNDES iniciou, em 1995, seu apoio ao setor audiovisual. Desde então, até 2015, por meio de editais de seleção pública anuais, o BNDES investiu cerca de R$ 200 milhões na realização de 422 projetos cinematográficos, com recursos passíveis de incentivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual (Lei 8.685/93). Esse desempenho, por seu volume e perenidade, transformou o BNDES num dos maiores patrocinadores do cinema nacional, evidenciando a dimensão do compromisso do Banco com a produção do cinema brasileiro.

A seleção deste ano contempla, pela primeira vez, uma vaga para filmes dirigidos por mulheres cisgêneros/transexuais/travestis, pessoas negras (preta ou parda, conforme classificação do IBGE) ou indígenas na categoria Ficção – Grupo II.

Além de 5 projetos de curta de Animação, o concurso premiará até 17 projetos cinematográficos no formato longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário, totalizando R$ 15 milhões em recursos não reembolsáveis.

As inscrições vão até o dia 15.08.2018.

Inscrições

  1. Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição on-line, com a obtenção do número de protocolo de inscrição do projeto.
  2. Enviar versão digitalizada da documentação exigida no item 4.1 do Projeto Básico em um arquivo ZIP único, por meio da ferramenta Open Upload.

    Para enviar o arquivo seguir as instruções contidas no Manual de Utilização – Como enviar seu arquivo para o BNDES.

    O nome do arquivo deve ser composto pelo número de protocolo de inscrição (com 3 dígitos) seguido do nome do projeto no seguinte formato: nºdoprotocolo+nome do projeto.ZIP. Exemplo:“023Canastra Suja.zip”.

  3. Encaminhar documentação via Correio ou via Protocolo do EDSERJ, conforme descrito no item 4.1, subitem III do Edital.

Atenção: cada produtora poderá enviar até três propostas, exceto na categoria Curta de Animação, que permitirá a inscrição de apenas um projeto por produtora.

Acesse o edital (PDF – 356 kB) para conferir todo o regulamento da seleção.

Para contato, questionamentos e recursos, envie sua mensagem exclusivamente para o e-mail licitacao_cinema@bndes.gov.br.

Acompanhe a seleção

via Site do BNDES

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment