Semana do Bebê mobiliza municípios maranhenses pelos direitos da primeira infância

 


Disseminada pelo UNICEF, em parceria com a BEMFAM-MA, a 1ª Semana do Bebê acontece na próxima semana em Morros e Parnarama. Até outubro, mais nove municípios também agendam suas programações. 

São Luis, 08 de julho de 2011 – Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças. 

A iniciativa é realizada anualmente, há 12 anos, no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai.  Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. No inicio deste ano, em parceria com a BEMFAM-MA, a proposta foi apresentada aos municípios maranhenses, que já começaram a organizar suas programações. Nos meses de maio e junho, os municípios de Bacurituba, Caxias, Governador Newton Bello e Vargem Grande realizaram o evento. 

Em Morros, a 1ª Semana do Bebê irá começar na próxima segunda-feira, 11 de julho, às 9h, com uma solenidade no auditório Clóvis Bacelar (CEMB). Durante a abertura, será apresentada a Lei Municipal 043/2011, que instituí a Semana do Bebê como parte do calendário oficial do município. Durante esse dia, será entregue a chave do município ao Bebê-Prefeito – primeira criança que nascer de parto normal e que a partir de então será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança. 

Com o tema “Quero cada vez mais o meu município cuidando de mim”, a 1ª Semana de Bebê de Morros terá oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. Outro destaque será a Noite Cultural com as Crianças, na segunda-feira, além do Arraial do Bebê, na quarta-feira. O encerramento acontecerá, na sexta-feira, às 16h, com uma grande caminhada com as famílias e os bebês pelas ruas do centro de Morros. A programação conta com o apoio do GACC-MA, Instituto Formação, MIEB/UFMA e BEMFAM-MA. 

Em Parnarama, a abertura da I Semana do Bebê será na Câmara dos Vereadores no dia 13 de julho. Durante três dias, serão realizadas atividades, especialmente com as gestantes e famílias, incluindo oficinas sobre saúde bucal, aleitamento materno, massagem shantala e cuidados de higiene com o recém-nascido. 

Para os próximos meses, já está confirmada a realização da 1ª Semana do Bebê em Chapadinha (21 a 27 de agosto) e em Araioses (1º a 8 de outubro). Os municípios de Imperatriz, Porto Franco, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, São João dos Patos e São José de Ribamar também já anunciaram a realização do evento ainda este ano. 

A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. 

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade. 

fonte:

Informações para imprensa 
Immaculada Prieto (UNICEF em São Luis) – 98 4009-5700 ou 8111-7492 ou iprieto@unicef.org 

Immaculada Prieto
Communication Specialist
UNICEF Brazil

Telephone:   55 98 4009 5700
Facsimile:     55 98 4009 5708
E-mail:        iprieto@unicef.org
Web:            www.unicef.org/brazil

UNITE FOR CHILDREN


Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011  já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor na elaboração e planejamento estratégico e orçamentário . Adoro café , as noites com livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment