Tributação atual prejudica produção e investimentos, diz CNC

postado em: artigos | 0

O consultor da Presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Nogueira Ferreira, afirmou há pouco que o sistema de tributação atual é inimigo da produção e dos investimentos e afeta negativamente a competitividade. “Estamos no limite da irresponsabilidade tributária, do princípio de se gastar o que arrecada”, afirmou.

Ferreira participa neste momento de conferência sobre a reforma tributária, promovida pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

No evento, ele criticou a intenção do governo de apresentar a reforma tributária de forma fatiada. “Isso não pode ser chamado de reforma, embora trate de aspectos positivos que o Brasil precisa.”

Ferreira apontou o ICMS como a fonte de todos os males do atual sistema de tributação, principalmente por gerar uma guerra fiscal predatória. Ele sugeriu que o ICMS seja cobrado no destino. Para o consultor, o Confaz, que representa as secretarias de Fazenda dos estados, “é um clube a serviço da arrecadação dos estados, com baixo comprometimento em relação às reais necessidades do País”.

O debate sobre reforma tributária foi sugerido pelo presidente da Comissão de Finanças, deputado Cláudio Puty (PT-PA). O evento ocorre no plenário 4.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Pierre Triboli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *