Últimos dias para inscrição ao Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Últimos dias para inscrição ao Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Concurso confere US$ 30 mil a escritores pelo conjunto de sua obra voltada a crianças e adolescentes

As inscrições para o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil estão abertas até o dia 31 de maio. Instituições, associações e grupos editoriais, educacionais ou culturais podem indicar escritores.

O vencedor, que recebe reconhecimento internacional e premiação de US$ 30 mil, é tradicionalmente anunciado durante a Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL), no segundo semestre do ano. Cada entidade tem o direito de apresentar apenas um candidato, que deve possuir publicações voltadas a crianças e adolescentes consideradas de relevância no mercado ibero-americano.

O Prêmio foi criado em 2005, no Ano Ibero-Americano da Leitura. Entre os vencedores, já está um brasileiro – Bartolomeu Campos de Queirós, premiado em 2008. Também foram condecorados dois escritores espanhóis, Juan Farias (2005) e Montserrat Del Amo (2007), dois argentinos, María Teresa Andruetto (2009) e Laura Devetach  (2010), e a colombiana Gloria Cecilia Díaz (2006).

Para os inscritos, o currículo, documentação e exemplares de três livros (escritos em português ou espanhol) devem ser enviados pelo correio para a Secretaria Técnica do Prêmio, que fica no México – os detalhes sobre a inscrição estão disponíveis no regulamento. Não serão aceitos livros didáticos nem informativos.

O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil é promovido anualmente pela Fundação SM, em conjunto com as instituições que integram a Associação do Prêmio: Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), International Board on Books for Young People (IBBY), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e (Unesco/Orealc), além da colaboração da FIL.

fonte: Boletim Publicom

Gestor Social e Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma. Especialista em projetos socio-Culturais, Cordelista nas horas vagas , empreendedor social. Criador deste site, que,  desde 2011 onde já contribui com inúmeras entidades em todo país através de consultorias para entidades do 3º Setor . Adoro café , as noites de livro e cinema , world music e está em casa curtindo a família.

Você também vai gostar de ler estes...

Leave a Comment